Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1119
Title: | Caixa entomomológica e terrário como estratégia de ensino de biologia no 7º ano da Escola João Simão Travassos |
Advisor: | DINIZ, Victor Wagner Bechir |
Authors: | ALVES, Mariana Cristina Galvão CARDOSO, Rosilene do Socorro Pinto |
Keywords: | Biologia - Ensino Experimentação - Aulas de Ciências Ensino de Biologia - Experimentação Entomologia - Estudo |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | UFRA/Pólo São Miguel do Guamá (PA) |
Citation: | ALVES, Mariana Cristina Galvão; CARDOSO, Rosilene do Socorro Pinto. Caixa entomomológica e terrário como estratégia de ensino de biologia no 7º ano da Escola João Simão Travassos. Orientador: Victor Wagner Bechir Diniz. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Ciência Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo São Miguel do Guamá, PA, 2016. |
Resumo: | Em busca de metodologias alternativas para o ensino de Biologia, foi utilizado a construção da caixa entomológica como forma de facilitar a discussão de conceitos relacionados aos insetos, suas características, classificação e importância para o homem e o equilíbrio ambiental. Outro instrumento foi a construção de um terrário, um modelo de sistema ou um microssistema, isto é, um pequeno conjunto de elementos que interagem, funcionando juntos como uma totalidade, para inserir o interesse por conceitos ligados aos componentes bióticos e abióticos de um ecossistema. A eficiência das aulas alternativas foi testada pela aplicação de questionários antes e depois da montagem da coleção entomológica e terrário, os resultados obtidos foram comparados pelo teste de Student. A metodologia foi aplicada a duas turmas do 7° ano de uma escola de ensino fundamental do município de São Miguel do Guamá – PA. Em uma Turma Experimental foi aplicado o uso de terrário e caixa entomológica e em outra Turma, Turma Controle, foi ministrada uma aula tradicional. Com a aplicação da metodologia foi observado um desempenho significativo na turma experimental, na qual o desempenho considerado como baixo e regular diminuiu e houve acréscimo no desempenho bom e excelente, em comparação à turma controle. Os resultados mostram que a metodologia aplicada é eficiente para o ensino de biologia no ensino fundamental. |
Abstract: | In search of alternative methodologies for teaching biology, was used to build the entomological box in order to facilitate the discussion of concepts related to insects, their characteristics, classification and importance to human and environmental balance. Another instrument is the construction of a terrarium, a system model or microsystem, namely, a small number of elements which interact, working together as a whole, to insert interest for concepts related to biotic and abiotic components of the ecosystem. The efficiency of alternative classes was tested by questionnaires before and after the assembly of the entomological collection and terrarium, the results were compared using the Student test. The methodology was applied to two classes of the 7th year of an elementary school in São Miguel do Guamá - PA. In a Class Experimental was applied using terrarium and entomological box and another Class, Class Control, a traditional classroom was given. With the application of the methodology a significant performance was observed in the experimental group, in which the performance considered as low and regular decreased and there was an increase in good and excellent performance, compared to the class control. The results show that the applied methodology is efficient for biology teaching in elementary school. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1119 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Caixa entomomológica e terrário como estratégia de ensino de biologia no 7º ano da Escola João Simão Travassos.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.