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Title: A educação no campo: como promotora de mudanças das práticas agrícolas dos educandos da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos da escola Dr Gedeão Chaves.
Advisor: MORAES, Carla Kelen de Andrade
http://lattes.cnpq.br/4315509155959975
Authors: PANTOJA, Marinete de Jesus Nabiça
ALMEIDA, Raimundo Jorge Estumano
Keywords: Educação no campo
Educação no campo - Educação de Jovens e Adultos
Educação de Jovens e Adultos - práticas educacionais
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/ Pólo Tomé-Açu(PA)
Citation: PANTOJA, Marinete de Jesus Nabiça; ALMEIDA, Raimundo Jorge Estumano. A educação no campo: como promotora de mudanças das práticas agrícolas dos educandos da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos da escola Dr Gedeão Chaves. Orientadora: Carla Kelen de Andrade Moraes. 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Tomé-Açu, PA, 2015.
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a Educação do Campo como promotora de mudanças e as possíveis mudanças na condição social e econômica dos educandos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Drº Gedeão Chaves no município de Tomé-Açu/PA. Abordamos a educação do campo e sua concepção, políticas de educação e análises das práticas educacionais com os educandos. Foi realizado pesquisas sobre os educandos da Educação de Jovens e Adultos embasadas com observações, entrevistas, visitas as propriedades dos educandos, evidenciando os eixos educação e práticas agrícolas no campo, tendo uma percepção que a escola do campo tem que estar ligada intrinsecamente com seus sujeitos, reiterando a necessidade urgente de reformulação da educação capaz de contribuir na mudança de vida desses autores a partir de suas relações sociais, econômicas, humanas e ambientais. Por fim, as práticas agrícolas aparecem como modelo de transição capaz de unificar as formas de trabalho no espaço do campo, proporcionando a redescoberta de novas modalidades e práticas pelos próprios trabalhadores que se credenciam e se empoderam neste novo marco.
Abstract: This study aims at analyzing the knowledge acquired by students of the Modular Learning System, School Dr° Gedeão Chaves in the city of Tome-Acu / PA. Analysis on Modular Learning were based on observations, interviews, visits the properties of learners, showing the axes education and agricultural pratices rural. These perceptions indicate that the field school has to be intrinsically linked with their subjects. Reiterating the urgent need to reform education can contribute in changing the lives of these authors from their environmental and human social relations. In this respect Agro ecology appears as transitional able to unify the ways of working within the field model. Providing the rediscovery of new methods and practices by the workers themselves who accredit and empower this new milestone.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1141
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais

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