Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1170
Title: Água fonte de vida: educação ambiental no 6º ano do ensino fundamental
Advisor: FERREIRA, Lauze Lee Alves
Authors: ROCHA, Lea Damasceno Silva
DIAS, Maria José da Silva Rocha
Keywords: Educação ambiental - Ensino
Água - Estudo
Preservação - Água
Percepção ambiental - Alunos
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/Pólo Dom Eliseu (PA)
Citation: ROCHA, Lea Damasceno Silva; DIAS, Maria José da Silva Rocha. Água fonte de vida: educação ambiental no 6º ano do ensino fundamental. Orientador: Lauze Lee Alves Ferreira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Dom Eliseu, PA, 2014.
Resumo: O ensino de ciências torna-se cada vez mais importante para o estudo da evolução dos seres vivos no planeta Terra, como também pelas questões ambientais que vem afetando a vida de todos. Com a intenção de reavaliar como as questões ambientais são tratadas no ensino fundamental, este trabalho objetivou identificar A Água como Fonte de Vida, focando a educação ambiental dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola Duque da Caxias, no km 70 Vila Palestina na zona rural, do município de Rondon do Pará. Tendo em vista que a água como bem vital, tende a faltar, pelo desperdício do homem, que não tem consciência de que a nossa água doce é finita, uma vez que 3% da água do planeta é doce e apenas 0,6% dessa água esta disponível para consumo. Percebe – se assim, a necessidade de preservar esse bem precioso do nosso cotidiano. Nesse sentido realizamos estudos teóricos referentes à preservação da água como essencial à vida de todos os seres vivos que deve ser protegida para que se possa preservar e conservar um meio ambiente equilibrado para os presentes e futuras gerações. Dessa feita para maiores entendimentos do trabalho proposto realizamos um estudo de caso com os alunos e professores da comunidade Vila Palestina e percebemos que a educação ambiental precisa ser trabalhada nas escolas, para que possamos formar cidadãos críticos, participativos e defensores de um ambiental.
Abstract: Science education becomes increasingly important to study the evolution of living beings on planet earth, but also the environmental issues that have been affecting the lives of everyone. With the intention to reassess how environmental issues are dealt with in elementary school , this study aimed to identify Water as a Source of Life , focusing on environmental education for students in the 6th grade of elementary school the Duque da Caxias, no km 70 Vila Palestina in countryside of Rondon do Pará Considering that water as well vital , tends to be lacking at the waste of man who is unaware that our freshwater is finite , since 3 % of water planet is sweet and only 0.6 % of this water is available for consumption . Realize - if so, the need to preserve this precious asset of our daily lives. In this sense we performed theoretical studies related to water conservation as essential to the life of all living beings should be protected so that we can preserve and maintain a balanced environment for present and future generations. That made for greater understanding of the proposed work we conducted a case study with students and teachers of the village community and Palestine noticed that environmental education needs to be addressed in schools, so we can form critical, participatory citizens and environmental advocates .
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1170
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Água fonte de vida.pdf805,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.