Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1175
Title: | O ensino de química no 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alacid Nunes. |
Advisor: | OLIVEIRA, Eder Silva de |
Authors: | ARAUJO, Antonia Graciara Silva SOARES, Lúcia Amélia Uchôa |
Keywords: | Química - Ensino Jogos educativos e Aprendizagem Jogos didáticos - Ensino de Química Aquisição da aprendizagem |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | UFRA/Pólo Dom Eliseu (PA) |
Citation: | ARAUJO, Antonia Graciara Silva; SOARES, Lúcia Amélia Uchôa. O ensino de química no 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alacid Nunes. Orientador: Eder Silva de Oliveira. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Dom Eliseu, PA, 2014. |
Resumo: | Vários estudos a respeito de atividades com jogos vêm comprovar que, além de ser fonte de prazer e descoberta para o aluno é a tradução do contexto didático histórico refletido no cotidiano. O principal objetivo deste trabalho é apontar a grande necessidade de se ensinar Química de maneira clara e objetiva aos alunos sem amedrontá-los e mistificar os conteúdos. Este trabalho focalizou questionários abertos e fechados individuais, plenária, jogos didáticos, construção, elaboração e aplicação de metodologias diferenciadas que farão um elo entre o já aprendido e o que se poderá aprender com os jogos didáticos no Ensino de Química. Os resultados quanto a evolução do conhecimento dos alunos foram satisfatórios obtidos por meio dos questionários. O desenvolvimento e a aplicação da pesquisa foram contextualizados por meio de jogos didáticos e palavras cruzadas o que permitiram aos alunos fazer uma correlação do ensino ao seu cotidiano. |
Abstract: | Varios estudios sobre las actividades con juegos vienen demostrar que, además de ser una fuente de placer y de descubrimiento para el estudiante es la traducción del contexto histórico didáctica se refleja en la vida cotidiana. El objetivo principal de este trabajo es mostrar la gran necesidad de enseñanza de la química en unos claros y objetivos a los estudiantes vías sin asustarlos y mistificar el contenido. Este trabajo se centró en los cuestionarios abiertos y individual, cerrado plenaria, juegos educativos, la construcción, el desarrollo y la aplicación de metodologías diferenciadas que harán un vínculo entre el ya aprendido y lo que usted puede aprender de los juegos educativos para enseñar Química. Los resultados correspondientes a la evolución de los conocimientos de los estudiantes fueron satisfactorios obtenidos a través de los cuestionarios. El desarrollo e implementación de la investigación fueron contextualizados a través de juegos educativos y crucigramas que permitieron a los estudiantes a hacer una correlación de la enseñanza a sus vidas diarias. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1175 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DE QUÍMICA NO 9º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.