Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1178
Title: A influência dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem na Escola Leopoldo Cunha em Dom Eliseu –Pa
Advisor: RODRIGUES, Maria das Graças Lima
Authors: ACACIO, Edileide dos Santos
PINHEIRO, Khalid Carvalho
TERAN, Maila Oliveira
Keywords: Informática educativa
Professores - Práticas pedagógicas
Laboratório de informatica - Recurso educacional
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's)
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/Pólo Dom Eliseu (PA)
Citation: ACACIO, Edileide dos Santos; PINHEIRO, Khalid Carvalho; TERAN, Maila Oliveira. A influência dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem na Escola Leopoldo Cunha em Dom Eliseu –Pa. Orientador: Maria das Graças Lima Rodrigues. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Dom Eliseu, PA, 2014.
Resumo: Este artigo teve a pretensão de contribuir como subsídio para melhoria da utilização dos recursos tecnológicos, e as práticas pedagógicas, onde educadores e educandos possam utilizá-los adequadamente no desenvolvimento do processo educativo. Os dados coletados da pesquisa se deram por meio de questionários e entrevista com gestora, alunos e professores das turmas 4º e 5º ano. Com objetivo de investigar os recursos tecnológicos que estavam sendo utilizados na Escola de Ensino Fundamental Leopoldo Cunha e como as TIC’s podem contribuir no ensino aprendizagem. Investigando-se a contextualização da história da informática, baseado nos autores Almeida e Valente, que enfatizam sobre a importância das novas tecnológicas como recurso pedagógico para a evolução educacional. Analisa-se através dos questionários e entrevistas sobre o uso do laboratório de informática e suas ferramentas tecnológicas. Ressaltando que as tecnologias da informação ajudam no interesse, participação e motivação dos alunos, em que a aprendizagem se torna mais significativa e as aulas mais produtivas e dinâmicas, facilitando a construção do conhecimento. É importante a formação e capacitação dos educadores quanto ao uso das tecnologias, para que os mesmo mantenham-se atualizados no meio digital. Promovendo suas pratica educativa nas dimensões pedagógicas, assim orientando o individuo a manusear as TIC’s consciente, capaz de tomar decisões favoráveis em questões relacionadas a esses recursos digitais, que estão inseridos no mundo globalizado. Conclui-se que o uso das tecnologias sem orientação, não representa mudança pedagógica, é necessário que o educador, saiba mediar á interação entre esses meios tecnológicos, possibilitando um amplo saber.
Abstract: This article had the intention to contribute as a resource for improving the use of technological resources, and teaching practice, where teachers and students can use them appropriately in the development of the educational process. The data collected from the research was due dequestionários middle and interview with management, teachers and students of classes 4th and 5th year. Aiming to investigate the technological resources that were being used in Escola de Ensino Fundamental Leopoldo Cunha and as TIC’s may contribute to teaching and learning. Investigating the context of the history of computing, based on the authors Almeida e Valente, that emphasize the importance of new technology as a teaching resource for educational development. It is analyzed by means of questionnaires and interviews about the use of the computer lab and their technological tools. Noting that information technology help in interest, participation and motivation of students, where learning becomes more meaningful and more productive and dynamic classes, facilitating the construction of knowledge. It is important to the formation and training of educators regarding the use of technology, so that the same are kept up to date in the digital medium. Promoting their educational practices in pedagogical dimensions, thus guiding the individual to handle TIC’s conscious, able to make favorable decisions in matters related to these digital resources, which are inserted in the globalized world. We conclude that the use of technology without guidance, it is pedagogical change, it is necessary that the educator will learn mediate interaction between these technological resources, providing extensive know.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1178
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A INFLUENCIA DOS RECURSOS TECNOLOGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.pdf903,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.