Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1179
Title: Pedagogia da prevenção: prevenção ao uso de drogas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dionísio Hage na Vila de Nova Colônia
Advisor: SILVA, Carolina Melo da
Authors: SANTIAGO, Euzimar Lima
Keywords: Drogas - Uso - escola
Ensino - Aprendizagem - Método
Drogra - Combate e prevenção
Pedagogia da prevenção
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/Campus Capitão Poço (PA)
Citation: SANTIAGO, Euzimar Lima. Pedagogia da prevenção: prevenção ao uso de drogas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dionísio Hage na Vila de Nova Colônia. Orientador: Carolina Melo da Silva. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Capitão Poço, PA, 2014. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1179. Acesso em: .
Resumo: Tendo em vista o crescimento do consumo de drogas entre os jovens, cabe aos pais e professores a orientação destes sobre os prejuízos que as drogas podem causar. Para isso, a escola precisa fazer um trabalho pedagógico eficiente abordando este tema, não adianta fazer de conta que o problema não existe. O objetivo deste trabalho foi compreender como se dá o trabalho pedagógico de prevenção ao uso de drogas na escola Dionísio Hage. Para isso, buscou-se identificar se os alunos estão recebendo orientação sobre prevenção ao uso de drogas, esclarecer se a escola tem desenvolvido práticas de ensino que envolvam a orientação sobre o uso de drogas, identificar se o professor tem apresentado interesse em incluir o tema drogas em suas aulas como forma de prevenção. Foram aplicados questionários para investigar essas questões, foram entrevistados professores e alunos. Os resultados desse trabalho mostraram que a maioria dos professores não estão abordando esta temática de forma adequada em sala de aula com os alunos, e que estes precisam de capacitação para saber como lidar com este tema. Enquanto isso, foi observado interesse dos alunos em aprender mais sobre o proposto assunto, eles julgam importante abordar este assunto mas dificilmente falam sobre isso na escola. Concluiu-se que as drogas estão presentes na escola e na comunidade próxima a escola, porém este assunto não tem sido abordado na escola e que as aulas devem envolver assuntos de prevenção e trabalhar projetos educativos que envolvam a escola, a família e a comunidade.
Abstract: Given the growth of drug use among young people, it is up to parents and teachers about the orientation of the damage that drugs can cause. For this, the school needs to make an efficient pedagogical work addressing this issue, it is no use pretending that the problem does not exist. The objective of this work is to understand how is the pedagogical work of preventing drug use in school Dionisio Hage. For this, we sought to identify whether students are receiving guidance on preventing drug use, clarify whether the school has developed teaching practices that involve guidance on the use of drugs, identify whether the teacher has shown interest in including the issue drugs in their classes as a form of prevention. Questionnaires were applied to investigate these questions, teachers and students were interviewed. The findings showed that most teachers are not addressing this issue adequately in the classroom with students, and they need training to learn how to deal with this issue. Meanwhile , it was observed students interest in learning more about it, they think it important to address this issue but hardly talk about it in school. It was concluded that drugs are present in the school and the next school community, but this issue has not been addressed in school and that lessons should involve matters of prevention work and educational projects involving school, family and community.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1179
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.