Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1181
Title: Orientação sexual na escola: um novo olhar pedagógico para o trabalho com o tema transversal nas aulas de ciências e sua importância no currículo escolar
Advisor: SILVA, Carolina Melo da
Authors: PANTOJA, Luciana Nazaré Dias
BARROS, Maria do Livramento Ferreira
Keywords: Orientação sexual - Escolas
Sexualidade - Ambiente escolar
Adolescência e sexualidade
Ensino de Ciências - Método
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/Campus Capitão Poço (PA)
Citation: PANTOJA, Luciana Nazaré Dias; BARROS, Maria do Livramento Ferreira. Orientação sexual na escola: um novo olhar pedagógico para o trabalho com o tema transversal nas aulas de ciências e sua importância no currículo escolar. Orientador: Carolina Melo da Silva. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Capitão Poço, PA, 2014.
Resumo: A Educação Sexual é uma questão que merece ser repensada na escola, pois é através dela que muitas informações devem ser repassadas para o aluno. Objetivou-se com esta pesquisa, compreender como está sendo trabalhado o tema transversal relacionado à Educação sexual na Escola Municipal São Benedito sob a perspectiva de um novo olhar para o ensino e aprendizagem. Foi feita a elaboração e explicação de questionários com perguntas abertas e fechadas para professores, pais e alunos na faixa etária de 12 a 14 anos, para um melhor entendimento, utilizamos técnicas orais, através de um diálogo com alunos e professores do ensino fundamental. Verificou-se que professores pais e alunos sentem a necessidade de informações sobre a questão da sexualidade e consideram importante o trabalho com a Educação sexual na escola, ressaltando que a mesma deve ser incluída do currículo escolar. Os alunos já possuem um conhecimento vago sobre a sexualidade, o que aprendem na rua ou com os colegas. Em relação à aprendizagem com os pais, há falta de diálogo e entendimento e com os professores, há falta de informação e compreensão dos mesmos na Educação sexual no contexto escolar. Conclui-se então que, a Educação sexual é necessária e deve ser incluída no currículo da escola para que haja uma interação entre alunos e pais, escola e família, o que não é difícil de se concretizar, pois através do diálogo entre alunos é possível se chegar a um acordo e incluir a educação sexual na escola para o bem comum de todos.
Abstract: Sexual orientation is an issue that deserves to be rethought in school, because it is through that much information can be transferred to the student. Therefore, the objective of this research was to understand how it is being worked on related to sexual orientation in the São Benedito Municipal School from the perspective of a new look for teaching and learning cross-cutting theme. We were analytical and interpretative analysis through the development and explanation of questionnaires with open and closed for teachers, parents and students aged 1214 years, for a better understanding questions use oral techniques, through a dialogue with students and teachers of elementary school. It was found that teachers, parents and students sit the need for information about the issue of sexuality and consider it important to work with sexual orientation at school, stressing that it should be included in the school curriculum. Students already have a vague knowledge about sexuality, what they learn on the street or with colleagues. In relation to learning with parents, there is a lack of dialogue and understanding and with teachers, of the same sexual orientation in the school context. It is concluded that sexual orientation is necessary and should be included in the school curriculum so that there is an interaction between students and parents, school and family, which is not difficult to achieve, because through dialogue between students can to reach an agreement and may include sex education in school for the common good of all.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1181
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA UM NOVO OLHAR PEDAGÓGICO.pdf675,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.