Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1195
Title: Educação alimentar por meio da horta na escola: uma prática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Fátima Oliveira
Advisor: SANTA BRÍGIDA, Marluce Reis
Authors: GUILHERME, Adriana Ramos
FERREIRA, Maria Gorete de Souza
Keywords: Educação alimentar
Horta escolar
Alimentação saudavel - Escolas
Merenda escolar - Desenvolvimento - Alunos
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/Campus Capitão Poço (PA)
Citation: GUILHERME, Adriana Ramos; FERREIRA, Maria Gorete de Souza. Educação alimentar por meio da horta na escola: uma prática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Fátima Oliveira. Orientador: Marluce Reis Santa Brígida. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Capitão Poço, PA, 2014.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar de que a vida saudável depende de práticas alimentares adequadas e que contribuam para sua saúde e do meio ambiente, utilizando a horta escolar como ferramenta educativa. Inicia-se com uma pesquisa bibliográfica sobre horticultura, incluindo seu histórico e conceitos. Em seguida, foi feita uma explanação acerca do tema „educação alimentar‟ no contexto educacional brasileiro, com destaque para o documento denominado “Dez Passos para Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas” e a importância da merenda escolar. Em seguida, apresentam-se informações sobre a formação do cardápio escolar, e a inclusão de hortaliças no cardápio escolar. Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho exploratório, utilizando as abordagens qualitativas e quantitativas, com alunos de ambos os sexos do sexto ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Fátima Oliveira, na Zona Urbana, localizada no município de Capitão Poço. Apresenta uma atividade prática com o intuito de incluir a temática horta escolar no cotidiano da escola em questão. Conclui-se que é notória a contribuição da horta escolar para o ensino e aprendizagem, tanto para inserção ao consumo das hortaliças como para uma consciência ambiental e sustentável.
Abstract: The present study aims to sensitize and educate the school community that healthy life depends on appropriate feeding practices and contribute to your health and the environment, using the school garden as an educational tool. It begins with a literature research on horticulture, including its history and concepts. Next, an explanation about the theme' food education‟ in the Brazilian educational context, highlighting the document called "Ten Steps to Promoting Healthy Eating in Schools" and the importance of school meals. Then, we present information about the formation of the school menu , and the inclusion of vegetables in school menus . This is a field study of an exploratory nature, using qualitative and quantitative approaches, with students of both sexes from the sixth year in Municipal Elementary School Maria de Fatima Oliveira, the Urban Zone, located in the municipality of Capitão Poço. Presents a practical activity with the purpose of including the theme school garden in the school routine in question. We conclude that the contribution is notorious school garden for teaching and learning, both for insertion consumption of vegetables and for environmental awareness and sustainable.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1195
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO ALIMENTAR POR MEIO DA HORTA NA ESCOLA.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.