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Title: Acessibilidade digital: tecnologias que favorecem o acesso e permanência de pessoas com deficiência visual no ensino superior
Advisor: MIRANDA, Andréa da Silva
Authors: LIMA, Iracy Magalhães Braga
Keywords: Acessibilidade digital
Deficiência visual - Ensino superior
Tecnologias assistivas
Issue Date: 2019
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: LIMA, Iracy Magalhães Braga. Acessibilidade digital: tecnologias que favorecem o acesso e permanência de pessoas com deficiência visual no ensino superior. Orientador: Andréa da Silva Miranda. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre acessibilidade digital e o uso de tecnologias voltadas a pessoas com deficiência visual no ensino superior. A pesquisa tem como objetivo compreender como ocorre o uso das tecnologias e suas contribuições no processo de inclusão dessas pessoas na sociedade. Para alcançar tais objetivos foram realizadas pesquisas bibliográficas de fontes científicas, sites institucionais públicos, entrevistas nas universidades federais de Belém e aplicação de formulário eletrônico submetido a seus discentes e docentes, para colher dados sobre acessibilidade em relação a acolhida, aprendizagem, permanência e formação de pessoas com deficiência visual no ensino superior. A pesquisa ocorreu de julho de 2016 a maio de 2019 e possibilitou identificar que o corpo docente necessita de uma melhor qualificação profissional para trabalhar com pessoa com deficiência visual. O resultado da pesquisa evidencia recomendações para propostas de mudanças futuras na universidade, no que diz respeito à pessoa com deficiência visual.
Abstract: This paper presents a research about digital accessibility and the use of technologies for visually impaired people in higher education. The research aims to understand how technologies are used and which are their contributions to the process of inclusion of those people in society. To achieve these objectives, bibliographic research from scientific sources, public institutional websites, interviews at the federal universities of Belém and the application of an electronic form submitted to their students and teachers were conducted to collect data on accessibility concerning the reception, learning, permanence and training of visually impaired students in higher education. The research took place from July 2016 to May 2019, and made it possible to identify that professors need a better professional qualification to work with visually impaired people. The result of the research highlights recommendations for proposals for future changes in the university regarding the visually impaired person.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1209
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