Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1223
Title: A vivência empreendedora dos alunos de tecnologia da Universidade Federal Rural da Amazônia
Advisor: SANTOS, Brenda Cordovil Corrêa dos
Authors: MARTINS, Ronaldo
Keywords: Prática empreendedora - Universidades
Empreendedorismo - Universitários
Educação superior - Tecnologias
Tecnologias - Percepção discente
Issue Date: 2019
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: MARTINS, Ronaldo. A vivência empreendedora dos alunos de tecnologia da Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Brenda Cordovil Corrêa dos Santos. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2019.
Resumo: O trabalho de conclusão de curso, (TCC), objetiva analisar como se dá o ensino e a prática empreendedora nos cursos de tecnologia da UFRA, verificando a percepção dos discentes quanto à importância do empreendedorismo na universidade, a vivência dos alunos enquanto empresários juniores na Empresa Júnior de Tecnologia, além de analisar o ensino do empreendedorismo, através de um estudo dos Projetos Pedagógicos dos cursos PPCs de Licenciatura em Computação e Sistemas de Informação com formação nas disciplinas relacionadas ao tema. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e tem como estratégia o estudo de caso. Foi realizada na Universidade Federal Rural da Amazônia e usou como coleta de dados questionário aplicado a alunos dos cursos de Licenciatura em Computação e Sistemas de Informação em geral, alunos membros da empresa Junior, entrevistas aplicadas ao Diretor do Instituto e ao discente Diretor da Empresa Júnior. A pesquisa demonstrou que os discentes dos cursos de Tecnologia tem percepção da necessidade do empreendedorismo, no entanto, não concordam que a UFRA tenha visão empreendedora, demonstrando que a universidade ainda necessita melhorar no que se refere à cultura empreendedora. Não há parcerias formalizadas entre universidade-empresa com o intuito de aproximar o aluno do mercado de trabalho. A UFRA desenvolve ações juntamente com o SEBRAE, porém não há um projeto ou núcleo dentro da universidade que trabalhe fortemente o empreendedorismo universitário, ficando tais ações a cargo de iniciativas isoladas. A UFRA apoia com estrutura física o funcionamento da UTIC, oferecendo espaço e equipamentos além do apoio do professor coordenador, no entanto os membros da UTIC afirmam que a universidade poderia dar melhor suporte ao desenvolvimento de competências voltadas ao mercado de trabalho, com ações como palestras, cursos e workshops, voltadas para criar programas enriquecedores ao currículo dos alunos.
Abstract: The course conclusion paper (TCC) aims to analyze how teaching and entrepreneurial practice takes place in UFRA's technology courses, verifying the students 'perception about the importance of entrepreneurship at the university, the students' experience as junior entrepreneurs in the university. Junior Technology Company, in addition to analyzing the teaching of entrepreneurship, through a study of the Pedagogical Projects of the PPCs Degree in Computer and Information Systems courses with training in the disciplines related to the theme. This is a research with qualitative approach and its strategy is the case study. It was held at the Universidade Federal Rural da Amazônia and used as data collection questionnaire applied to students of the Degree in Computing and Information Systems in general, students from the Junior Company, interviews with the Director of the Institute and the student Director of the Junior Company. . Research has shown that students of Technology courses have a perception of the need for entrepreneurship however, they do not agree that UFRA has an entrepreneurial vision, showing that the university still needs to improve in terms of entrepreneurial culture. There are no formalized university-business partnerships to bring students closer to the job market. UFRA develops actions together with SEBRAE, but there is no project or core within the university that works strongly on university entrepreneurship, leaving such actions to isolated initiatives. UFRA physically supports the operation of UTIC, providing space and equipment in addition to the support of the coordinating professor, however UTIC members say that the university could better support the development of skills aimed at the labor market, with actions such as lectures. , courses and workshops aimed at creating curriculum-enriching programs for students.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1223
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Licenciatura em Computação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons