Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1289
Title: | Internet das coisas aplicada na educação: um mapeamento sistemático da literatura. |
Advisor: | MALCHER, Paulo Robson Campelo |
Authors: | ALMEIDA, Adrianne Veras de SOARES, Maria Valquiria Maia |
Keywords: | Internet das coisas - Mapeamento Sistemático Ciência da Computação - Internet Internet - Educação. Mapeamento Sistemático da Literatura. |
Issue Date: | 2019-06 |
Citation: | ALMEIDA, Adrianne Veras de; SOARES, Maria Valquiria Maia. Internet das coisas aplicada na educação: um mapeamento sistemático da literatura. 2019. 116 f. Orientador: Prof. Msc. Paulo Robson Campelo Malcher. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Capitão Poço, 2019. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo apresentar um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) da Internet das Coisas (do inglês Internet of Things - IoT) aplicada na educação. MSL é uma forma de identificar, avaliar e interpretar todas as pesquisas disponíveis relevantes para uma questão de pesquisa particular. Visando a identificação dos estudos publicados que apresentem novas tecnologias baseadas em IoT para o ensino, além de avaliar qual o grau de interesse da comunidade científica em desenvolver ambientes de aprendizado. O processo para a realização deste MSL divide-se em três fases principais: planejamento, condução e apresentação de resultados. Na fase de planejamento foi definido o Protocolo do Mapeamento, nele estão apresentados os objetivos, o escopo, as restrições, os critérios, entre outras especificações para que um MSL seja conduzido com sucesso. No aporte teórico do trabalho, foi possível analisar diversas obras de autores que abordam a linha de pesquisa em questão da autora Kitchenham e Silva e de outros que relatam sobre o MSL e a IoT na educação. Para os resultados, foi feita uma coleta de dados sobre os estudos através de fontes de pesquisa, relacionados à prática de IoT. Na análise dos dados, foi possível identificar que a maioria dos estudos foram publicados entre os anos de 2017 e 2018. Além disso, durante a análise verificou um aumento de interesse considerável dos pesquisadores da pós-graduação sobre a aplicação da IoT no contexto educacional iniciando no ano de 2013 a 2018, permanecendo constante este interesse nos últimos dois anos. Espera-se, através desse TCC, auxiliar no planejamento e desenvolvimento de outros mapeamentos, incentivando a utilização da IoT na educação seja de grande valia, e possa trazer um conjunto de soluções e exemplos de utilização no meio educacional, podendo servir também como guia para que os educadores possam aplicá-las em sala de aula. |
Abstract: | This Course Completion Work (TCC) aims to present a Systematic Literature Mapping (MSL) of Internet of Things (IoT) applied in education. MSL is a way of identifying, evaluating, and interpreting all available searches relevant to a particular research question. Aiming to identify the published studies that present new technologies based on IoT for teaching, besides evaluating the degree of interest of the scientific community in developing learning environments. The process for conducting this MSL is divided into three main phases: planning, conducting and presenting results. In the planning phase, the Mapping Protocol has been defined, which includes the objectives, scope, restrictions, criteria, among other specifications for an MSL to be conducted successfully. In the theoretical contribution of the work, it was possible to analyze several works by authors that approach the research line in question of author Kitchenham and Silva and others who report on MSL and IoT in education. For the results, data were collected on the studies through research sources, related to the IoT practice. In the analysis of the data, it was possible to identify that most of the studies were published between the years 2017 and 2018. In addition, during the analysis it verified a considerable increase of interest of the postgraduate researchers on the application of IoT in the educational context starting in the year 2013 to 2018, this interest remaining constant in the last two years. It is hoped, through this TCC, to assist in the planning and development of other mappings, encouraging the use of IoT in education to be of great value, and can bring a set of solutions and examples of use in the educational environment, and can also serve as a guide for that educators can apply them in the classroom. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1289 |
Appears in Collections: | TCC - Capitão Poço - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Internet das coisas aplicada na educação um mapeamento Sistemático da literatura.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License