Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1291
Title: O uso do Raspberry Pi como ferramenta de apoio pedagógico no ensino fundamental – Capitão Poço / Pará
Advisor: COSTA, Allan Douglas Bento da
Authors: PEREIRA, Dandara do Socorro Araújo
Keywords: Tecnologia educacional
Raspberry Pi - Microcomputador
Scratch - Linguagem de programação
Tecnologia de Informação e Comunicação
Issue Date: 2019-07-09
Citation: PEREIRA, Dandara do Socorro Araújo. O uso do Raspberry Pi como ferramenta de apoio pedagógico no ensino fundamental – Capitão Poço / Pará. 2019. 60 f. Orientador: Prof. MSc. Allan Douglas Bento da Costa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Capitão Poço, 2019.
Resumo: Neste trabalho é proposto uma metodologia para o ensino de programação em uma turma de quarto ano do ensino fundamental, buscou-se ver o que havia de conhecimento em relação aos meios tecnológicos dessas crianças que são consideradas “Nativos digitais”, com o avanço tecnológico as escolas precisam fazer a inclusão digital para promover o acesso das tecnologias a todos e proporcionar o melhor aproveitamento de todos os conhecimentos em relação a tecnologia em geral. O objetivo do presente trabalho é analisar o grau de domínio dos alunos em relação a programação, algoritmos e sequências lógicas. Foi introduzido aulas de algoritmo, e o software educativo Scratch que contém uma interface intuitiva e busca ensinar programação de uma forma lúdica, para ensinar a programação foi feito uma aplicação de questionário com os alunos sobre o que já havia de conhecimento prévio, após essa atividade foram realizadas aulas de algoritmo com as crianças que tem idade entre 8 a 12 anos, e são alunos da Escola Menino Jesus, localizada em Capitão Poço – Pará. A pesquisa consiste em avaliar e investigar os saberes dos participantes no que diz respeito as tecnologias e informática. Para a realização desse projeto foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do ensino da programação e a inclusão de jogos em sala de aula, o uso do Raspberry PI, e sobre o ensino da informática na educação. Posteriormente foi realizada uma pesquisa de campo a fim de verificar como se dá o acesso aos meios digitais na escola, também foi observado como os professores utilizam os recursos tecnológicos em sala de aula. Logo após foi elaborado um questionário semifechado a fim de verificar o grau de domínio dos alunos do quarto ano da referida escola. Em seguida os dados foram analisados para a obtenção de resultados preliminares da pesquisa, onde pode-se notar que os alunos possuem conhecimento sobre computadores em geral, pois a maioria estuda na escola desde a alfabetização, utilizando o laboratório pelo menos uma vez por semana, mas não haviam tido contato nenhum com a programação, por mais básica que fosse, somente com jogos educativos que a escola dispõe em seu acervo, ou buscados na internet. Com o desenvolvimento das aulas foi possível observar a utilização e inclusão do Raspberry em sala de aula e analisar o uso dele como mediador do processo de ensino-aprendizagem e as contribuições que o uso da robótica pode trazer para o ensino desde o nível fundamental.
Abstract: This work proposes a methodology for the teaching of programming in a class of fourth year of elementary school, it was sought to see what was known about the technological means of these children that are considered "Digital natives", with the technological advance the schools need to make digital inclusion to promote the access of technologies to all and to make the best use of all knowledge in relation to technology in general. The objective of the present work is to analyze the degree of students' dominance in relation to programming, algorithms and logical sequences. It was introduced algorithmic classes, and Scratch educational software that contains an intuitive interface and seeks to teach programming in a playful way, to teach the programming was done a questionnaire application with the students about what was already prior knowledge after this activity an algorithm class was carried out with children aged between 8 and 12 years, and they are students of School Boy Jesus, located in Capitão Poço - Pará. The research consists of evaluating and investigating the participants' knowledge regarding technologies and Computing. To accomplish this project, a bibliographic survey was carried out on the teaching of programming and the inclusion of games in the classroom, the use of Raspberry PI, and on the teaching of informatics in education. Subsequently, a field research was carried out to verify how digital media access is given at school. It was also observed how teachers use the technological resources in the classroom. Soon after, a closed questionnaire was developed in order to verify the degree of mastery of the students of the fourth year of said school. Afterwards the data were analyzed to obtain preliminary results of the research, where it can be noted that the students have knowledge about computers in general, since the majority studies in the school since the literacy, using the laboratory at least once a week, but had not had any contact with the programming, however basic, only with educational games that the school has in its collection, or searched the internet. With the development of the classes it was possible to observe the use and inclusion of Raspberry in the classroom and to analyze its use as mediator of the teaching-learning process and the contributions that the use of robotics can bring to education from the fundamental level.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1291
Appears in Collections:TCC - Capitão Poço - Licenciatura em Computação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons