Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1293
Title: Análise do letramento digital dos alunos indígenas da Escola Félix Tembé.
Advisor: MALCHER, Paulo Robson Campelo
Authors: SOUZA, Gilson Cleberson de Souza e
MERCÊS, Paula Valena Santos das
Keywords: Letramento digital
Alfabetização digital
Inclusão digital
Educação indígena
Tecnologias digitais
Issue Date: 2019-07-10
Citation: SOUZA, Gilson Cleberson de Souza e; MERCÊS, Paula Valena Santos das. Análise do letramento digital dos alunos indígenas da Escola Félix Tembé. Orientador: Prof. MSc. Paulo Robson Campelo Malcher. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Capitão Poço, 2019.
Resumo: Um dos grandes desafios enfrentados pela educação na atualidade é saber para quem está ensinando, o que se deve ensinar e se realmente a aprendizagem está acorrendo. O letramento é um processo de competências, que um indivíduo deve possuir, e no aspecto “digital” não é diferente. Ser letrado digitalmente é ter a competência de navegar e utilizar o computador, além do mais, ter criticidade no que buscar na internet. Com o avanço tecnológico as escolas precisam fazer a inclusão digital para promover o acesso das tecnologias a todos e proporcionar a alfabetização digital e consequentemente o letramento digital. O objetivo do presente trabalho é analisar o letramento digital de alunos indígenas, de etnia Tembé, da Escola Estadual Félix Tembé, localizada na aldeia Sede situada no município de Santa Luzia do Pará, a análise consiste em avaliar e investigar os saberes dos participantes no que diz respeito às tecnologias e informática. Para a realização desse projeto foi realizado um levantamento bibliográfico acerca da tecnologia na educação, alfabetização digital, letramento digital, educação indígena e inclusão digital. Posteriormente foi realizada uma pesquisa de campo a fim de verificar como se dá o acesso aos meios digitais na escola e na aldeia como um todo, também foi observado se os professores utilizam de recursos tecnológicos em sala de aula. Logo após foi elaborado um questionário fechado a fim de verificar o letramento digital dos alunos no ensino fundamental II, mais especificamente a 8ª série e também o ensino médio da referida escola. Em seguida os dados foram tabulados para a obtenção de resultados da pesquisa, através desses dados pode-se ter resposta para a problemática desta pesquisa sobre o letramento digital dos alunos. Ainda neste projeto, a partir da análise dos resultados visa-se uma proposta de intervenção para estes alunos com o intuito de promover ou melhorar o letramento digital. Com um mundo cada vez mais tecnológico surgem novas possibilidades de se comunicar se informar na sociedade, com isso torna-se necessário desenvolver habilidades para fazer uso desse ambiente e usufruir do que ele oferece. Comunidades distantes das capitais e dos centros urbanos tais como aldeias indígenas necessitam de um olhar voltado para os recursos tecnológicos, pois são realidades diferentes dos centros urbanos.
Abstract: One of the major challenges facing education today is knowing who it is teaching, what to teach, and whether learning is really going on. Literacy is a process of skills that an individual must possess, and in the “digital” aspect is no different. To be digitally literate is to have the competence to navigate and use the computer, besides being critical in what to look for on the internet. With technological advancement schools need to make digital inclusion to promote technology access to all and provide digital literacy and consequently digital literacy. The aim of the present work is to analyze the digital literacy of indigenous Tembé students, from the Félix Tembé State School, located in the Headquarters village located in Santa Luzia do Pará. regards technologies and information technology. For the realization of this project, a bibliographic survey was conducted about technology in education, digital literacy, digital literacy, indigenous education and digital inclusion. Subsequently, a field research was conducted to verify how access to digital media is provided in the school and in the village as a whole. It was also observed whether teachers use technological resources in the classroom. Soon after, a closed questionnaire was elaborated in order to verify the digital literacy of the students in elementary school II, more specifically the 8th grade and also the high school of that school. Then the data were tabulated to obtain research results, through these data can be answered to the problem of this research on digital literacy of students. Also in this study, from the analysis of the results, an intervention proposal for these students is aimed at promoting or improving digital literacy. With an increasingly technological world, new possibilities for communicating and informing themselves in society are emerging, so it is necessary to develop skills to make use of this environment and enjoy what it offers. Communities away from capitals and urban centers such as indigenous villages need a look at technological resources, as they are different realities from urban centers.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1293
Appears in Collections:TCC - Capitão Poço - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise do letramento digital dos alunos indígenas da Escola Félix Tembé.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons