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Title: Desafios para a inserção das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na Escola Municipal Professora Maria de Fátima Oliveira em Capitão Poço no estado do Pará.
Advisor: SOUZA, Albano de Goes
Authors: SARAIVA, Samuel de Souza
SOUZA, Valdi Machado de
Keywords: Tecnologia educacional
Tecnologia da informação - Práticas educacionais
Educação - Resistência tecnológica
Issue Date: 2019-06-24
Citation: SARAIVA, Samuel de Souza; SOUZA, Valdi Machado de. Desafios para a inserção das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na Escola Municipal Professora Maria de Fátima Oliveira em Capitão Poço no estado do Pará. Orientador: Prof. Dr. Albano de Goes Souza. 2019. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Capitão Poço, 2019.
Resumo: A criação, o desenvolvimento e a disseminação das tecnologias computacionais ocorridas desde meados do século XX até os dias atuais, acabou por mudar inúmeros hábitos humanos entre eles a forma de se relacionar, de buscar conhecimento e aprender, portanto, mudou os hábitos educacionais, tendo em vista que a aprendizagem segundo Vygotsky se dá entre outras formas, principalmente através da interação com o mundo e meio em que se está inserido. Diante deste novo cenário, as novas práticas educacionais, devem estar em constante mutação frente as inovações tecnológicas que vão surgindo e evoluindo, que acabam impactando direta ou indiretamente a vida das pessoas. No entanto, mesmo frente a necessidade de rever as práticas educacionais e mesmo entendendo esta necessidade e a importância que as tecnologias da informação possibilitam para as práticas educacionais desde que bem administradas pelos professores, muitos deles resistem em pleno século XXI, a sua inserção em suas atividades educativas. A presente pesquisa, faz um levantamento deste cenário buscando responder as causas que levam a resistência ao uso pedagógico de TIC no ambiente escolar. Para isso, foi instituído como cenário investigativo a escola Maria de Fátima Oliveira, pertencente a rede municipal de ensino do Município de Capitão Poço no estado do Pará. Para o presente estudo, optou-se por uma pesquisa qualitativa para a abordagem dos dados, restringindo o seu espaço de pesquisa a partir de um estudo de caso. Para a coleta de dados de um público específico de professores, foi aplicado um questionário semiaberto, onde as respostas coletadas foram analisadas, tomando como princípio a qualidade das informações coletadas. Fazendo uma análise minuciosa destas informações, foi possível entender os motivos que levam a resistência da TIC nas práticas educacionais, segundo uma parcela considerável dos professores que participaram da pesquisa. Os resultados mostram, que a resistência existe por vários fatores como, falta de estrutura adequada, capacitação profissional e incentivo aos professores através de políticas públicas para a disseminação e oferecimento de formação continuada para os professores. Assim, há que se implementar medidas que preencham as lacunas citadas pelos professores durante a pesquisa, a fim de melhorar a oferta do ensino na escola campo deste estudo
Abstract: The creation, development and dissemination of computing technologies that occurred from the mid-twentieth century to the present day, has changed many human habits among them the way to relate, seek knowledge and learn, therefore, changed educational habits, having since learning according to Vygotsky takes place among other ways, mainly through interaction with the world and environment in which it is inserted. Given this new scenario, the new educational practices must be constantly changing in the face of technological innovations that are emerging and evolving, which end up directly or indirectly impacting people's lives. However, even facing the need to review educational practices and even understanding this need and the importance that information technologies make possible for educational practices since well managed by teachers, many of them resist in the 21st century, their insertion in their educational activities. This research surveys this scenario seeking to answer the causes that lead to resistance to the pedagogical use of ICT in the school environment. For this purpose, the Maria de Fátima Oliveira school, which belongs to the municipal school system of the city of Capitão Poço in the state of Pará, was set up as an investigative scenario. your research space from a case study. To collect data from a specific audience of teachers, a semi-open questionnaire was applied, where the collected answers were analyzed, taking as a principle the quality of the collected information. Through a thorough analysis of this information, it was possible to understand the reasons that lead the resistance of ICT in educational practices, according to a considerable amount of the teachers who participated in the research. The results show that resistance exists due to several factors such as lack of adequate structure, professional training and encouragement to teachers through public policies for the dissemination and provision of continuing education for teachers. Thus, measures must be implemented to fill the gaps cited by teachers during the research, in order to improve the offer of teaching in the field school of this study.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1301
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