Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1484
Title: Preferência do consumidor pela qualidade da carne bovina de três bairros da cidade de Paragominas, Pará.
Advisor: DIAS, Lilian de Nazaré Santos
Authors: SIMPLÍCIO, Paulo Lima
SOUSA, Werlane Karine Nogueira de
Keywords: Corte de carne
Hábito
Mercado consumidor
Issue Date: 2019
Publisher: UFRA/Campus Paragominas(PA)
Citation: SIMPLÍCIO, Paulo Lima; SOUSA, Werlane Karine Nogueira de. Preferência do consumidor pela qualidade da carne bovina de três bairros da cidade de Paragominas, Pará. Orientador: Lilian de Nazaré Santos Dias. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Paragominas, PA, 2019.
Resumo: O mercado consumidor de carne bovina vem mudando nos últimos anos, estimulando a cadeia produtiva da carne a buscar maior organização e padronização de seus produtos. É necessário entender os principais fatores que determinam a escolha e a frequência de consumo da população, para orientar as agroindústrias nas principais características avaliadas pelo consumidor. O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil do consumidor de carne bovina de três bairros de Paragominas-Pa. A pesquisa foi dividida em duas etapas, aplicação de 103 questionários de março a abril de 2019 por quatro pessoas treinadas, a análise sensorial foi realizada no frigorífico da cidade com os dois cortes mais consumidos pelos entrevistados. Os dados foram tabulados em planilha do Microsoft Excel versão 2010, sendo 69,9% do sexo feminino e 30,1% masculino, sendo que 32,04% possuem ensino médio equivalente. A análise dos resultados mostrou que a maioria dos consumidores tem entre 31 e 40 anos com renda de mais de um salário mínimo. Os cortes mais consumidos pelos entrevistados são alcatra e coxão mole. Os maiores requisitos para a compra de carne são a cor da carne; o fator preço e o método de conservação no local de compra. Os consumidores compram carne semanalmente, pois dizem que é uma boa opção ter sempre carne fresca. As análises sensoriais das amostras analisadas atendem às demandas dos consumidores do município.
Abstract: The beef consumer market has been changing in recent years, stimulating the meat production chain to seek for greater organization and standardization of its products. In this way, it is necessary to understand the main factors that determine the choice and frequency of consumption of the population, to guide the agroindustries about the main characteristics evaluated by the consumer. The objective of the study was to characterize the beef profile of three districts of the municipality of Paragominas-PA. This was divided in two stages, applying 103 questionnaires in the period from March to April 2019 by four people trained, and conducting the sensory analysis in the city's refrigerator with the two cuts most consumed by the interviewees. The data were scanned in Microsoft Excel © version 2010 spreadsheet, the profile of the interviewees was 69.9% female and 30.1% male, where 32.04% had a high school education equivalent to high school. The analysis of the results allowed to identify that the majority of the consumers are in the age group between 31 to 40 years with income of more than one minimum salary. The cuts most consumed by the interviewees are rump and soft coxão. The greatest demands for the purchase of meat are the flesh color; the price factor and the method of conservation at the place of purchase. Consumers buy meat weekly because they claim to be a good choice to have fresh meat at their table. The sensorial analyzes of the analyzed samples meet the requirements of the consumers of the municipality.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1484
Appears in Collections:TCC - Paragominas - Zootecnia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons