Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1549
Title: O cênico presente no cenário: Dom Casmurro, do livro à minissérie.
Advisor: CORREIA, Carlos Alberto
Authors: GASPAR, João Vitor Barbalho
Keywords: Adaptação
Capitu
Minissérie
Cênico
Issue Date: 2019
Citation: GASPAR, João Vitor Barbalho. O cênico presente no cenário: Dom Casmurro, do livro à minissérie. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, 2019.
Resumo: Este trabalho propõe uma análise interpretativa a respeito dos recursos cênicos presentes no cenário da minissérie Capitu (2008), de Luiz Fernando Carvalho, obra adaptada do romance Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis. A partir das contribuições de Stam (2006), Hutcheon (2013), Rodrigues (2014), Santos (2014) e Balogh (2002), procurou-se estabelecer os diálogos interartístico presentes nas linguagens literária e audiovisual (televisiva) assinalando a relevância desses contatos para promoção da leitura. O objetivo é identificar, com base nas propostas de Pinati (2014), a representação dos objetos cênicos e o espaço do cenário utilizado na adaptação audiovisual para a criação do ambiente, denominados por mecanismos metaficcionais, principalmente os que estão ligados à representação do teatro. Desse modo, espera-se contribuir com as discussões que abordam o contato entre literatura e televisão, e o movimento interartes.
Abstract: This work proposes an interpretative analysis of the scenic features present in the scenario of the Capitu (2008) miniseries, by Luiz Fernando Carvalho, adapted from the novel Dom Casmurro (1899) by Machado de Assis. From the contributions of Stam (2006), Hutcheon (2013), Rodrigues (2014), Santos (2014) and Balogh (2002), it was tried to establish the dialogues interartístico present in the literary and audiovisual (television) languages noting the relevance of these contacts to promote reading. The objective is to identify, based on the proposals of Pinati (2014), the representation of the scenic objects and the scenario space used in the audiovisual adaptation for the creation of the environment, denominated by metafictional mechanisms, mainly those that are related to the theater representation. Thus, it is hoped to contribute to the discussions that deal with the contact between literature and television, and the interart movement.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1549
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Letras / Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O cênico presente no cenário: Dom Casmurro, do livro à minissérie.940,95 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons