Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1550
Title: As dificuldades do letramento acadêmico: a percepção de estudantes de licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Ciências Biológicas da UFRA do campus de Tomé-Açu sobre o gênero resenha.
Advisor: CORREIA, Carlos Alberto
Authors: PALHETA, Mayco Santana
Keywords: Gênero acadêmico
Resenha
Leitura
Escrita
Issue Date: 2019
Citation: PALHETA, Mayco Santana. As dificuldades do letramento acadêmico: a percepção de estudantes de licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Ciências Biológicas da UFRA do campus de Tomé-Açu sobre o gênero resenha. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, 2019.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar as percepções, sobre o gênero acadêmico resenha, de estudantes dos cursos de licenciatura em Letras- Língua Portuguesa e Ciências Biológicas, da Universidade Federal Rural da Amazônia no Campus de Tomé-Açu/PA, apontando suas principais dificuldades e entendimento sobre o gênero. Para tal, por meio de questionário, procurou-se fazer um levantamento tanto na educação básica, quanto do seu percurso no ensino superior. Espera-se, contribuir com as discussões sobre a produção acadêmica universitária, mais especificamente para o gênero resenha, e promover a reflexão sobre a importância da leitura e escrita na formação docente do estudante em licenciatura. A base teórica deste estudo se confirma pelas perspectivas de Motta-Roth (1999), Machado (2004), Santos (2007) e Severino (2007). Os resultados analisados sinalizam para a importância e valorização, pelo alunado, do saber construir uma resenha, e que há ainda muitas dificuldades sobre o domínio efetivo de tal registro.
Abstract: The present research aims to present the perceptions, about the academic genre review, of students of the licentiate degree programs in Portuguese Language and Biological Sciences, in the Campus of Tomé-Açu / PA, pointing out their main difficulties and understanding about the genre. For this purpose, a questionnaire was used to trace a history of the training of these students both in basic education and in their course in higher education. It is hoped to contribute to the discussions about university academic production, specifically for the genre review, and to promote reflection on the importance of reading and writing in undergraduate teacher training. The theoretical basis of this study is confirmed by the perspectives of Motta-Roth (1999), Machado (2004), Santos (2007) and Severino (2007). The results analyzed point to the importance and value of learning to build a review, and that there are still many difficulties about the actual domain of such registration.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1550
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Letras / Português



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons