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Title: Análise estratégica de precificação de serviços de uma empresa metalomecânica do sudeste do Pará.
Advisor: FERNANDES, Rafael da Silva
Authors: SILVA, Thailon Rodrigo Carvalho da
Keywords: Estratégia de preço
Metalomecânica
Markup
PDCA
Precificação
Issue Date: 2020
Publisher: UFRA
Citation: SILVA, Thailon Rodrigo Carvalho da. Análise estratégica de precificação de serviços de uma empresa metalomecânica do sudeste do Pará. Orientador: Rafael da Silva Fernandes. 2020. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia da Produção) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Paraupebas, PA, 2020.
Resumo: Numa conjuntura hodierna o mercado tem características dinâmicas e competitivas, é de competência das empresas adequar seus produtos a essas mudanças, tendo em vista às necessidades dos clientes. Um grande desafio enfrentado pelos administradores das empresas, em um mercado competitivo, trata da precificação de um serviço que obtenha maiores lucros em detrimento a um custo de produção. Nesse sentindo, comumente as empresas deste ramo utilizam da metodologia de precificação Markup e, apesar de ter a vantagem de conhecer melhor os lucros obtidos, tem como principal desvantagem a definição de um preço que por vezes pode ser muito superior ou muito inferior aos concorrentes. Diante deste dilema, este trabalho levanta a seguinte pergunta problema: Como estabelecer uma estratégia de precificação de serviços, que leva em consideração o histórico de vendas para fornecer informações quantitativas? Para a resolução do problema em questão, tem-se como objetivo analisar a estratégia de precificação de serviços adotada pela empresa e sugerir melhorias, agregando informações quantitativas, que possam contribuir com a finalidade de mitigar as perdas de serviços e aumentar a captação de excedente do consumidor em uma Indústria Metalomecânica, localizada no Sudeste do Pará. Para isso foi aplicado a metodologia PDCA com intuito de propor a melhoria do processo descrito. Além do mais, foram realizadas visitas “in loco”, brainstorm e coleta dados da empresa.
Abstract: In today's environment the market has dynamic and competitive characteristics, it is the competence of companies to adapt their products to these changes, in view of the needs of customers. A major challenge faced by the managers of companies, in a competitive market, deals with the pricing of a service that obtain greater profits at the detriment of production cost. In this sense, usually the companies of this branch use markup pricing methodology and, despite having the advantage of knowing better the profits obtained, it has a main disadvantage is the definition of a price that can sometimes be much higher or much lower than competitors. Faced with this dilemma, this paper raises the following problem question: How to establish a service pricing strategy, which takes into account sales history to provide quantitative information? To solve the problem in question, the objective is to analyze the service pricing strategy adopted by the company and suggest improvements, adding quantitative information, which can contribute to the purpose of mitigating service losses and increasing the capture of consumer surplus in a metalworking industry, southeast of Pará. For this, PDCA methodology was applied in order to propose the improvement of the described process. Furthermore, visits "in loco" were made, brainstorm, and collected company data.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1606
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