Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1618
Title: | A apresentação e a representação da mulher negra no quinto conto de insubmissas lágrimas de mulheres de Conceição Evaristo |
Advisor: | SPITZNER, Marcelo |
Authors: | FERREIRA, Regilene de Almeida |
Keywords: | Escrevivência - Identidade. Diáspora Negra. representação Historia |
Issue Date: | 2020-11-10 |
Citation: | FERREIRA, Regilene de Almeida. A apresentação e a representação da mulher negra no quinto conto de insubmissas lágrimas de mulheres de Conceição Evaristo. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, 2020 |
Resumo: | Este trabalho empenha-se na análise identitária e representativa da mulher negra presente no quinto conto da obra Insubmissas Lágrimas de Mulheres de Conceição Evaristo (2016), tendo como finalidade evidenciar de que forma a personagem protagonista representa outras mulheres do mundo contemporâneo. Assim, objetiva-se analisar a construção identidade, as características de escrivivência da autora na construção de suas obras; apresentar uma reflexão de mundo e das questões sociais. Dessa maneira, a análise bibliográfica no estudo em questão, baseia-se nos estudos de Stuart Hall (2011) e Antônio C. Ciampa (1999) trabalhando a construção e reconstrução da identidade, bem como de Paul Gilroy (2011) e Anne Mcclintock (2010) abordando as questões da mulher na sociedade e por fim nos conceitos de escrevivência nos estudos da própria Conceição Evaristo (2016;2018). Subsequentemente, enfatizaremos de que maneira fica evidente a representação de mulheres negras dentro do conto, bem como os resultados da reconstrução identitária da personagem a partir da memória daquilo que lhe fora tirado quando ainda muito menina. E por fim, veremos também a diáspora africana muito presente de maneira metafórica, na vida e relato da personagem protagonista. E assim, por reflexões e deslocamentos romper silêncios, demonstrar vozes e força diante da violência simbólica sofrida pela personagem, enfatizando de que forma a mesma lutou por sua liberdade e pelo não apagamento de sua história. |
Abstract: | This work is committed to the identity and representative analysis of the black woman in the fifth story of the book Insubmissas Lágrimas de Mulheres by Conceição Evaristo (2016), with the purpose of showing how the protagonist character represents other women in the contemporary world. Thus, the objective is to analyse the identity construction, the author's concept and characteristics of escrevivência in the construction of her work and present a reflection of the world and social issues. Thus, the bibliographic analysis in the study in question is based on the studies of Stuart Hall (2011) and Antônio C. Ciampa (1999) working on the construction and reconstruction of identity, as well as Paul Gilroy (2011) and Anne Mcclintock ( 2010) addressing women's issues in society and, finally, the concept of escrevivência in the studies of Conceição Evaristo (2016; 2018). Subsequently, we will emphasize how the representation of black women in the story is evident, as well as the results of the character's identity reconstruction from the memory of what had been taken from her when she was still a girl. And finally, we will also see the African diaspora applied in a metaphorical way, in the life and story of the protagonist character. And so, through reflections and displacements, breaking silences, demonstrating voices and strength in the face of the symbolic violence suffered by the character, emphasizing how she fought for her freedom and for the non-erasing of her story. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1618 |
Appears in Collections: | TCC - Tomé-Açu - Letras / Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A apresentação e a representação da mulher negra no quinto conto de insubmissas lágrimas de mulheres de Conceição Evaristo | 351,59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.