Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/162
Title: A Formação de professores para a produção e utilização de recursos multimídias: um estudo de caso na escola estadual de Ensino Fundamental Padre Angelo Moretti – Ourém/PA
Advisor: FERREIRA, Lygia Socorro Sousa
Authors: SANTOS, Dileno José Oliveira dos
OLIVEIRA, Benedito Harrilson da Silva
Keywords: Formação de Professores
Recursos Multimídia - Ensino
Tecnologias educacionais
Informática - Educação
Issue Date: 2017-06-03
Publisher: UFRA
Citation: SANTOS, Dileno José Oliveira dos; OLIVEIRA, Benedito Harrilson da Silva. A Formação de professores para a produção e utilização de recursos multimídias: um estudo de caso na escola estadual de Ensino Fundamental Padre Angelo Moretti – Ourém/PA. 2017. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Capanema, 2017.
Resumo: The present work is a study on "The training of teachers for the production and use of multimedia resources: a case study at the State School of Elementary Education Padre Angelo Moretti - Ourém / PA", and intends to present the The result of a research and a proposal of intervention carried out at the School Padre Angelo Moretti - Ourém / PA, with teachers from grades 6 to 9 of elementary school. We first carried out a bibliographical research, authors such as: ALMEIDA (1999), BELCHIOR (1993), COSCARELLI (2002), MORAES (2002), MORAN (2000) and SANTAELLA (1992), contributed to guide the construction of this work. In this research, we consider the following problems: What are the difficulties encountered by teachers in the use of multimedia resources in the classroom? Based on this we enumerate the following hypotheses: Lack of ability of the majority of the teachers in the handling of multimedia resources; Multimedia resources available at school are obsolete or do not work; There is no incentive for public managers to continue training in the area; There are no training courses available in the area in the municipality. The study based on the information obtained through a questionnaire with open and closed questions, carried out with twenty teachers, served to describe: In what way teachers use multimedia resources in their classes; What are the teachers 'opinions regarding the use of technological resources in the school environment and the needs of teachers' trainings for the use of multimedia resources in the classroom. The research pointed out that some teachers have great difficulty in using technological resources. However, despite the difficulties, they believe that the training of teachers for the use of technological resources in the classroom can contribute to the improvement of the quality of teaching. Through lectures and workshops, based on activities of the "Technologies in Education" course of Proinfo-Integrated, we try to show the facilities of construction and application of multimedia resources using text editors and spreadsheets.
Abstract: O Presente Trabalho trata-se de um estudo sobre “A formação de professores para a produção e utilização de recursos multimídias: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEF) Padre Angelo Moretti – Ourém/PA”, e pretende apresentar o resultado de uma pesquisa e uma proposta de intervenção realizada na Escola EEF Padre Angelo Moretti – Ourém/PA, com professores do 6.º ao 9.º ano do ensino fundamental. Inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica, autores como: ALMEIDA (1999), BELCHIOR (1993), COSCARELLI (2002), MORAES (2002), MORAN (2000) e SANTAELLA (1992), contribuíram para nortear a construção deste trabalho. Nesta pesquisa, consideramos as seguintes problemáticas: Quais as dificuldades encontradas pelos professores na utilização de recursos multimídias em sala de aula? Baseado nisso enumeramos as seguintes hipóteses: Falta de habilidade da maioria dos professores no manuseio de recursos multimídia; Os recursos multimídia disponíveis na escola são obsoletos ou não funcionam; Não há incentivo dos gestores públicos para a formação continuada na área; Não há cursos de capacitação disponíveis na área no município. O estudo baseado nas informações obtidas através de um questionário com questões abertas e fechadas, realizada com vinte professores, serviu para descrever: De que maneira os professores utilizam recursos multimídias em suas aulas; Qual a opinião dos professores em relação ao uso de recursos tecnológicos no ambiente escolar e as necessidades das formações dos professores para a utilização de recursos multimídia em sala de aula. A pesquisa apontou que parte dos professores tem grandes dificuldades em utilizar recursos tecnológicos. No entanto, apesar das dificuldades, acreditam que a formação dos professores para a utilização de recursos tecnológicos em sala de aula pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Através de palestras e oficina, baseadas em atividades do curso “Tecnologias na Educação” do Proinfo-Integrado, procuramos mostrar as facilidades de construção e aplicação de recursos multimídias utilizando editores de textos e planilhas eletrônicas.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/162
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.