Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1623
Title: | (In) visibilidade e imaginário: trajetória entre subalternização e criatividade em Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus |
Advisor: | SPITZNER, Marcelo |
Authors: | DIAS, Jessica Caroline da Silva |
Keywords: | Carolina Maria de Jesus (In)visibilidade Imaginário Autoficção |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | DIAS, Jessica Caroline da Silva. (In) visibilidade e imaginário: trajetória entre subalternização e criatividade em Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, 2020. Disponível em: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1623 |
Resumo: | Esta pesquisa tem a priori de investigar a (in)visibilidade e o imaginário dentro da trajetória autoficcional em Quarto de Despejo: diário de uma favelada (2013), de Carolina Maria de Jesus, que por sua voz narrativa, denuncia a vida do pobre, mostra a fome, a miséria, as questões que se tornam antagonistas em sua obra, como a dor, o medo e a discriminação racial, tendo em base o seu o anseio pela liberdade na resistência de viver. Em vista disso, percebe-se a importância de um estudo crítico sobre essa temática a fim de traçar o caminho do imaginário com o intuito de evidenciar os percursos da (in)visibilidade, com a finalidade de debater e expandir conhecimentos prévios sobre a autora. Este trabalho se debruça em uma pesquisa bibliográfica em uma revisão da literatura sobre as principais teorias que norteiam o arcabouço teórico desta análise, portanto será feita a leitura da fortuna crítica sobre Carolina Maria de Jesus, também os processos de invisibilidade dentro da autoficção e as relações do imaginário presentes na obra que se tornam essenciais para o concluinte deste estudo, e de que forma Jesus utilizou o imaginário para desenvolver suas ideias e premissas sociais em uma luta constante contra os seus antagonismos nos seguintes tópicos: o processo imaginário e de (in)visibilidade, o mito do escritor, e por fim, narrativa e imagem de Carolina Maria de Jesus. Portanto, se torna cognoscível que a imaginação representa mais que símbolos, mas sim uma fuga constante do que pode (ou não) ser considerado real em uma representação do coletivo social, como uma performance da escrita de si, dentro do mito do escritor em sua narrativa discursiva de resistência. Tudo isso em um estudo analítico e crítico caracterizado como pesquisa bibliográfica. |
Abstract: | This research has as a priori to investigate the (in) visibility and the imaginary within the self-fictional trajectory in Quarto de Despejo: diário de uma favelada (2013), by Carolina Maria de Jesus, who through her narrative voice, denounces the life of the poor, it shows hunger, misery, issues that become antagonistic in her work, such as pain, fear and racial discrimination, based on her desire for freedom in the resistance to live. In view of this, the importance of a critical study on this theme is perceived in order to trace the path of the imaginary highlighting the paths of (in) visibility and debating and expanding previous knowledge about the author. This work focuses on a bibliographic research in a literature review on the main theories that guide the theoretical framework of this analysis, so the reading of the critical fortune about Carolina Maria de Jesus will be made, also the invisibility processes within the self-fiction and the relationships of the imaginary present in the work that become essential for the conclusion of this study, and in what way Jesus used the imaginary to develop her ideas and social premises in a constant struggle against her antagonisms in the following topics: the imaginary process and (in)visibility, the myth of the writer, and finally, narrative and image of Carolina Maria de Jesus. Therefore, it becomes knowable that the imagination represents more than symbols, but rather a constant escape from what can (or not) be considered real in a representation of the social collective, as a performance of the writing of oneself, within the myth of the writer in her discursive narrative of resistance. All of this in an analytical and critical study characterized as bibliographic research. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1623 |
Appears in Collections: | TCC - Tomé-Açu - Letras / Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(In) visibilidade e imaginário: trajetória entre subalternização e criatividade em Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus | 353,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License