Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/163
Title: O Processo motivacional no combate a evasão escolar na EJA na E. M. E. F. Lúcia de Fátima Miranda do Rosário
Advisor: CARDOSO, Vanessa Alcântara
Authors: RAMOS, Laércio Miranda
FERREIRA, Rosiane de Jesus
Keywords: Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Evasão
Evasão Escolar - EJA
Educação- Jovens e adultos – Metodologias de ensino
Educação - jovens e alunos – Perfil do aluno
Issue Date: 2017-04-01
Publisher: UFRA
Citation: RAMOS, Laércio Miranda; FERREIRA, Rosiane de Jesus. O Processo motivacional no combate a evasão escolar na EJA na E. M. E. F. Lúcia de Fátima Miranda do Rosário. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Augusto Corrêa, PA, Universidade Federal Rural da Amazônia, 2017.
Resumo: This research addresses the motivation as a tool in combating truancy in the teaching mode of adult and youth education, which aims to analyze how the motivating pedagogical practices contribute to combat evasion schools in 2nd stage of adult and youth education in the elementary Municipal school Shashi Miranda of the Rosary, in search of challenges we collaborate often, for the failure in the teaching-learning process as regards pedagogical practices used by educators for this mode of teaching. The explanations given to such problematic show difficulties of the Faculty in developing innovative methodologies to motivate the permanence of students in school, thus causing the evasion. Had as theoretical main holders, Paulo Freire and Susan Schwartz, as well as others, which contributed to the enrichment and solidification of this. The method used in this research was field, bibliographic and within the quantitative and qualitative approaches. It was held at Municipal Elementary School Shashi Miranda of the Rosary, in which the subjects were the management team, teachers and students, with application of questionnaires with objective and subjective questions only for teachers and students. The analysis of the data was through tabulation and demonstrative frames being made evaluations from each response. It turns out that in the course of the construction of this work, intended to suggest pedagogical proposals that might be used in practice, with pedagogical actions motivating for service to youth and adults.
Abstract: Esta pesquisa aborda a motivação como uma ferramenta no combate à evasão escolar na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos, que objetiva se analisar como as práticas pedagógicas motivadoras contribuem no combate à evasão escolas na 2ª etapa da educação de jovens e adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lucia de Fatima Miranda do Rosário, na busca dos desafios que colaboram, muitas vezes, para o fracasso no processo ensino-aprendizagem, no que se refere às práticas pedagógicas utilizadas pelos educadores para essa modalidade de ensino. As explicações dadas a tal problemática mostram dificuldades dos profissionais da educação em desenvolver práticas pedagógicas inovadoras que estimule a permanência dos alunos na escola, causando assim a evasão. Tiveram-se como suportes teóricos principais, Paulo Freire e Suzana Schwartz, assim como outros, que contribuíram para o enriquecimento e solidificação desta. O método utilizado nesta pesquisa foi bibliográfico e de campo, dentro das abordagens quantitativas e qualitativas. A mesma foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lucia de Fatima Miranda do Rosário, no qual os sujeitos foram a equipe gestora, professores e alunos, com aplicação de questionários com questões objetivas e subjetivas somente para os professores e alunos. A análise dos dados foi por meio de tabulação e gráfico demonstrativos sendo feitas avaliações a partir de cada resposta. Verifica-se que no decorrer da construção deste trabalho, sugeri se algumas propostas pedagógicas, que auxiliaram os professores em suas práticas educativas, com ações pedagógicas motivadoras para o atendimento aos jovens e adultos.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/163
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.