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Title: Planejamento estratégico e marketing em empresas do segmento de alimentação:uma pesquisa no municío de Parauapebas - Pará
Advisor: BAIA, Denize Valéria Santos
Authors: COSTA, Julianna Samara Santana da
DINIZ, Rafaela Ramos de Souza
Keywords: Planejamento estratéico
Plano de marketing
Marketing digital
Estratégias
Redes sociais
Issue Date: 2020
Publisher: UFRA
Citation: COSTA, Julianna Samara Santana da Costa; DINIZ, Rafaela Ramos de Souza. Planejamento estratégico e marketing em empresas do segmento de alimentação: uma pesquisa no município de Parauapebas - PA. Orientadora: Denize Valéria Santos Baia.. 2020. 72f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Produção) -Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Paraupebas, PA, 2020.
Resumo: Os benefícios que o planejamento estratégico, um plano de marketing bem elaborado e um gerenciamento correto das redes sociais proporcionam para empreendedores que estão iniciando ou pretendendo expandir seus negócios são inúmeros. Por ser precária a utilização dessas ferramentas no comércio local, principalmente nas micro e pequenas empresas, objetivou-se analisar o nível de utilização e conhecimento de planejamento estratégico e de marketing de restaurantes e lanchonetes da cidade de Parauapebas – PA, para assim definir estratégias para disseminar o conhecimento para os empreendedores da cidade de forma simplificada e com baixo custo. Para isso, elaborou-se dois questionários um para os empreendedores locais e outro para identificar o perfil do consumidor da cidade, que foram disponibilizados virtualmente, devido ao período pandêmico. Com os dados levantados tornou- se possível a definição de duas estratégias para buscar o desenvolvimento e organização das empresas, sendo um passo a passo para se construir um planejamento estratégico e outro para desenvolver um plano de marketing digital. Para a primeira estratégia foi utilizado as ferramentas 5W2H e fluxograma, para modelar um passo a passo simplificado de como se construir um planejamento estratégico e onde encontrar as informações necessárias para tal. Para a segunda estratégia utilizou-se o fluxograma para esquematizar a criação de um plano de marketing digital, dando enfoque nas redes sociais. Para se obter os dados foram entrevistadas 67 empresas e 408 consumidores, a quantidade ideal tanto de empresas quanto de consumidores a serem entrevistados foi calculada através da fórmula do tamanho amostral, para se ter confiabilidade no estudo. Após as análises compreendeu-se que o empreendedor da cidade possui conhecimento empírico, porém falta conhecimento técnico e orientação para organizar e planejar a longo prazo. Quanto aos consumidores percebeu-se que as redes sociais os influenciam de forma direta quanto a escolha de um estabelecimento do ramo para se conhecer. Por este motivo uma das estratégias possui o enfoque total nas formas de posicionamento de um negócio nas redes sociais.
Abstract: The benefits of a strategic planning, a well-designed marketing plan and the correct management of social networks provide for entrepreneurs who are starting or intending to expand their business are countless. As the use of these tools at the local marketplaces is precarious, especially in micro and small companies, the goal was then set to analyze the level of use and knowledge of Strategic Planning and Marketing of restaurants and snack bars in the city of Parauapebas – PA. Therefore defining strategies for spread knowledge to the local entrepreneurs in a simplified and low cost way. As to achieve this goal, two questionnaires were prepared, one for local entrepreneurs and another to identify the city's consumer profile, which was made available online due to the pandemic. With the data collected, it became possible to define two strategies to seek the development and organization of companies. One strategy is a step by step to build a strategic plan and another is to develop a digital marketing plan. For the first strategy, the tools 5W2H and flowcharts were used to model a simplified step by step of how to build a strategic plan and where to find the necessary information for that. For the second strategy, a flowchart was used to outline the creation of a digital marketing plan, focused on the social networks. To obtain the data, 67 companies and 408 consumers were interviewed. The suitable numbers for both - companies and consumers - to be interviewed were defined by using the Sample Size Formula in order to validate the study. After the analyzes, it was understood that the city entrepreneurs have an empirical knowledge, but lack technical knowledge and guidance to organize and plan for the long term. As for consumers, it was observed that social networks directly influence them as to the choice of an establishment in the industry to know. For this reason, the strategies is completely focused on the ways of positioning the business on social networks.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1650
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