Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1676
Title: Perfil do consumidor de serviços de adestramento de animais de estimação na Região Metropolitana de Belém
Advisor: SANTOS, Marcos Antônio Souza dos
Authors: FAVACHO, Jhenifer Sara Pinheiro
Keywords: Adestramento de animais - Região Metropolitana de Belém
Comportamento do consumidor
Humanização animal
Mercado pet - Região Metropolitana de Belém
Issue Date: 2020-12-01
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: FAVACHO, Jhenifer Sara Pinheiro. Perfil do consumidor de serviços de adestramento de animais de estimação na Região Metropolitana de Belém. Orientador: Marcos Antônio Souza dos Santos. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2020.
Resumo: As relações animal/homem vêm se estreitando cada vez mais, os animais de companhia ganham o posto de filho e membro fundamental da família. A fim de proporcionar sempre o melhor para esses pets, os tutores mão medem esforços econômicos e assim movimentam o mercado pet que é formado por serviços de SPA, creche, pet shop, clínicas e outros, no entanto os excessos podem levar aos perigos da humanização animal que gera problemas comportamentais e se faz necessária a ajuda de um adestrador. A pesquisa teve como objetivo caracterizar os tutores e os animais de estimação nas residências da Região Metropolitana de Belém (RMB), visando identificar o potencial de prestação de serviços de adestramento animal conceituando e caracterizando o serviço, estudando o mercado consumidor e o caracterizando. Foi elaborado um questionário com 35 perguntas aplicado através do gerador de formulários do Google docs do dia 17 de março a 17 de abril de 2020 para tutores com até um animal de estimação. A pesquisa foi exploratória, descritiva e qualiquantitativa. Verificou-se que os tutores da região tratam seus pets como membro familiar, analisou-se também que mediante a percepção dos tutores os animais apresentam comportamentos indesejados e acreditam haver necessidade de uma avaliação comportamental, porém a maioria desses proprietários não conhece locais que forneçam o serviço de adestramento animal na região.
Abstract: The relationship between animals and humans is becoming more and more narrow, companion animals gain the position of son and fundamental member of the family. In order to always provide the best for these pets, hand tutors measure economic efforts and thus move the pet market which is formed by SPA services, daycare, pet shop, clinics and others, however excesses can lead to the dangers of humanization animal that generates behavioral problems and the help of a trainer is needed. The research aimed to characterize tutors and pets in homes in the Metropolitan Region of Belém (RMB), aiming to identify the potential of providing animal training services by conceptualizing and characterizing the service, studying the consumer market and characterizing it. A 35-question questionnaire was applied using the Google docs form generator from March 17 to April 17, 2020 for tutors with up to one pet. The research was exploratory, descriptive and qualitative quantitative. It was found that the tutors in the region treat their pets as a family member, it was also analyzed that, through the tutors' perception, the animals show undesirable behaviors and believe there is a need for a behavioral assessment, however most of these owners do not know places that provide the animal training service in the region.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1676
Appears in Collections:Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório - ISPA - Zootecnia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons