Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1684
Title: A Tecnologia ciborgue aliada ao uso de software de jogo educativo como redutora de barreiras educacionais para crianças com síndrome de Down: Revisão literária.
Advisor: MIRANDA, Andrea da Silva
Authors: LOPES, José Ricardo Vasconcellos
Keywords: Jogo educativo - Software
Antropologia ciborgue
Síndrome de Down - Crianças
Ensino-aprendizagem - Processo
Tecnologia inclusiva
Issue Date: 2021-02-01
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: LOPES, José Ricardo Vasconcellos. A Tecnologia ciborgue aliada ao uso de software de jogo educativo como redutora de barreiras educacionais para crianças com síndrome de Down: Revisão literária. Orientador: Andrea da Silva Miranda. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2021.
Resumo: O mundo globalizado tem requerido uma necessidade de conexão, bem como o uso de recursos tecnológicos no cotidiano das pessoas, e isso se reflete no contexto educacional, em que surgem propostas que permitem a aplicação de novas ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem. Vislumbrando o ambiente educacional, emerge o desafio de proporcionar o uso de tecnologias e a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais. No processo natural de aprendizagem são observadas características que impedem, dificultam ou facilitam a aprendizagem e os professores têm a função de mediadores para que as crianças possam superar as barreiras e se desenvolver quanto à aquisição de saberes. As barreiras a serem superadas por crianças com Síndrome de Down requerem uma atenção especial. Por isso, considerando a grande potencialidade da tecnologia ciborgue e de jogos educativos em softwares, o objetivo geral é refletir acerca da contribuição proporcionada pela utilização da referida tecnologia aliada ao software de jogos educativos na redução das barreiras educacionais vivenciadas por crianças com Síndrome de Down em âmbito escolar por meio de revisão literária. A metodologia de pesquisa adotada é qualitativa, em revisão literária, com base de dados da Biblioteca Eletrônica Científica Online (do inglês: Scientific Electronic Library Online – Scielo), incluindo documentos públicos, bibliografias e revistas publicadas seguindo os critérios de inclusão e exclusão. Conclui-se que esta temática é importante aos setores da computação e da educação, para o ensino de crianças com Síndrome de Down, além de se mostrar importante para a sociedade e para o Governo, contribuindo para minimizar dificuldades.
Abstract: The globalized world has provided a need for connection and use of technological resources in people's daily lives, this has been reflected in the educational context, where new proposals appear that allow the application of tools for the teaching-learning process. Looking at the educational environment, it is perceived a challenge to provide the use of technologies and the inclusion of children with special educational needs. Considering the great potential of using games in the learning process, there are characteristics that hinder, hinder or facilitate the learning process of children with Down syndrome, regarding the use of cyborg technology to reduce educational barriers perceived by this audience , with that, the overall objective is to reflect on the contribution research is realize, through a bio-bibliographic survey, the contribution provided by the use of cyborg technology by educators and students, in the function of reducing the educational barriers of students with Down Syndrome. The research methodology adopted was qualitative in the form of bibliographic review, using the database of the Electronic Scientific Library Online (in English: Scientific Electronic Library Online – Scielo) including public documents, bibliographies and published magazines following the inclusion and exclusion criteria. It is concluded that this theme is important for the computing and education sector, for the teaching of children with Down Syndrome, in addition to being important for society and the government, contributing to minimize the difficulties.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1684
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Licenciatura em Computação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons