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Title: A implementação do ambiente virtual de aprendizagem google classroom em cursos profissionalizantes no ensino remoto emergencial
Advisor: FARIAS, Larissa Sato
Authors: BORGES, Antonio Carlos Barros
CARVALHO, Danilo Caetano de
Keywords: Tecnologias digitais educacionais
Ensino remoto emergencial
Plataforma Google Classroom
Issue Date: 2021-04-14
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: BORGES, Antonio Carlos Barros; CARVALHO, Danilo Caetano de. A implementação do ambiente virtual de aprendizagem google classroom em cursos profissionalizantes no ensino remoto emergencial. Orientador: Larissa Sato Farias. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, 2021.
Resumo: O sistema educacional presencial foi impactado pelo novo contexto de isolamento social em virtude da pandemia do COVID-19. Com isso, as instituições, a fim de evitar mais prejuízos educacionais, aderiram ao Ensino Remoto Emergencial através do suporte de tecnologias digitais para possibilitar que o processo ensino-aprendizagem não fosse interrompido. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa com alunos e professores de cursos profissionalizantes do município de Belém-PA para investigar a percepção sobre o uso da plataforma Google Classroom no período do Ensino Remoto Emergencial. Os dados foram coletados por meio de formulários semiestruturados de caráter social e sobre a utilização do ambiente virtual de aprendizagem Google Classroom, sendo as entrevistas aplicadas pelo Google Forms no período de novembro de 2020 a fevereiro de 2021. Os resultados indicaram que os cursos profissionalizantes apresentam alunos jovens que residem nas periferias da região metropolitana de Belém, que possuem acesso às aulas principalmente pelo smartphone. Os alunos e professores apresentaram dificuldades no manuseio da plataforma no começo da utilização do ambiente virtual de aprendizagem. A plataforma Google Classroom utilizada destacou-se pela facilidade no acesso e pela satisfação demonstrada pelos alunos em desenvolverem suas atividades. No entanto, foi considerada insatisfatória quanto à acessibilidade para pessoas com deficiência. Nesta perspectiva, pode-se sugerir o uso da plataforma em aulas presenciais como uma ferramenta colaborativa e contínua de ensino-aprendizagem.
Abstract: The face-to-face educational system was impacted by the new context of social isolation due to the COVID-19 pandemic. With this, the institutions, in order to avoid further educational losses, have joined Emergency Remote Education through the support of digital technologies to enable the teaching-learning process not to be interrupted. In this sense, a survey was carried out with students and teachers of professional courses in the city of Belém-PA to investigate the perception about the use of the Google Classroom platform in the period of Emergency Remote Education. The data were collected through semi-structured forms of a social nature and on the use of the Google Classroom virtual learning environment, with the interviews being applied by Google Forms from November 2020 to February 2021. The results indicated that the professional courses present young students who live on the outskirts of the metropolitan region of Belém, who have access to classes mainly by smartphone. The students and teachers had difficulties in handling the platform at the beginning of the use of the virtual learning environment. The Google Classroom platform used stood out for its ease of access and the satisfaction shown by students in developing their activities. However, it was considered unsatisfactory as regards accessibility for people with disabilities. In this perspective, it is possible to suggest the use of the platform in face-to-face classes as a collaborative and continuous teaching-learning tool.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1708
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