Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/174
Title: Os desafios dos educadores na era digital na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Lydia Lima”
Advisor: TAVARES, Cacilene Moura
Authors: MIRANDA, Elton Pereira
SILVA, Sindiclei Almada da
Keywords: Tecnologias da Informação e Comunicação
TIC'S
Ensino-Aprendizagem - Computador
Tecnologia educacional
Educador - Era digital
Issue Date: 2016
Publisher: UFRA
Citation: MIRANDA, Elton Pereira; SILVA, Sindiclei Almada da. Os desafios dos educadores na era digital na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Lydia Lima”. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Tomé-Açu, 2016.
Resumo: Baseado no contexto do advento da era digital no meio educacional, este trabalho esta voltado para os desafios que os educadores da Escola Professora Lydia Lima no município de Acará, estão enfrentando para utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação e como os docentes podem incluí-las no processo ensino-aprendizagem. Nesse processo as dúvidas em como manusear essas tecnologias para melhorar o ensino-aprendizagem podem ser o maior desafio para o educador, ou seja, educação e tecnologia começam a formar uma parceria de sucesso e o professor precisa ser o mediador dessa mudança, com o passar do tempo e um melhor entendimento das tecnologias no espaço escolar, as TIC’s podem ser uma grande aliada ao processo educacional no facilitar do conhecimento. Objetivando um avanço com a utilização de ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, essa pesquisa evidencia que na realidade a maioria dos professores já utiliza algum tipo de recurso multimídia ou tecnológico de forma individualizada, estes recursos são disponibilizados de forma parcial e inadequada, bem como também ainda não estão integradas na metodologia da instituição de ensino, não gerando os resultados esperados. Fica evidente que solucionar esses desafios podem tornar o ensino-aprendizagem mais eficaz e proporcionar uma educação de qualidade a quem mais interessa: o educando.
Abstract: Based on the context of the advent of the digital age in the educational environment, this work is focused on the challenges that educators School Lydia Professor Lima in Acara municipality, are facing to use Information and Communication Technologies and how teachers can include them in teaching-learning process. In this process the doubts on how to handle these technologies to improve teaching and learning can be the biggest challenge for the educator, ie education and technology begin to form a successful partnership and the teacher must be the mediator of this change, over time and a better understanding of technology in the school environment, ICT's can be a great ally to the educational process in facilitating knowledge. In the interest of advancing the use of technological tools in the school environment, this research shows that in fact most teachers already use some kind of multimedia or technological resource individually, these features are available partially and inadequately, and also still they are not included in the methodology of teaching institution, not generating the expected results. It is evident that solve these challenges can make the most effective teaching and learning and provide a quality education to those most: the student.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/174
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.