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Title: Dom: redução adição e deslocamento, processos de uma adaptação audiovisual
Advisor: CORREA, Carlos Alberto
http://lattes.cnpq.br/8561510670680874
Authors: CORRÊA, Diego Leão
Keywords: Obra Dom
Moacyr Góes
Obra Dom Casmurro
Machado de Assis
Issue Date: 2021
Publisher: UFRA/Campus Tomé-Açu
Citation: CORRÊA , Diego Leão. Dom: redução adição e deslocamento, processos de uma adaptação audiovisual. Orientador: Carlos Alberto Correa. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Língua Portuguesa) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, PA, 2021. http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1756
Resumo: O cinema surgiu no século XIX e buscou na literatura inspirações, pois apesar de serem artes diferentes possuem similaridades, as quais fizeram com que obras literárias saíssem das páginas dos livros e fossem para as telas do cinema. Esse processo de migração chamamos de adaptação audiovisual. Contudo, ao adaptar obras renomadas da literatura para outra linguagem é inevitável que surja uma comparação entre a adaptação audiovisual e o seu texto-fonte. Este trabalho teve como ponto de partida o questionamento dos pontos de convergência e divergência entre enredo e personagens da obra “Dom” (2003) de Moacyr Góes, inspirado no livro “Dom Casmurro” (1900) de Machado de Assis um dos autores mais renomado da literatura brasileira. O objetivo principal contempla analisar como ocorreu o processo de adaptação audiovisual entre as obras citadas. Para tal, recorreu-se aos procedimentos de análise propostos por Brito (2006) cujo principal mecanismo propõe observação em relação a personagens e enredo, com ações que observam os procedimentos de redução, adição, deslocamento e transformação. Essa leitura contribui para sinalizar que a obra adaptada trouxe uma nova roupagem e características do ano de 2003, como motivo das desconfianças do adultério, e aceitação do filho por parte de Bento e a presença de smartphones e até teste de DNA. O método de pesquisa utilizado neste trabalho partiu de pesquisas bibliográficas, leitura e análise comparativa entre as obras. Partindo das leituras de teóricos como Brito (2006), Hutcheon (2013)
Abstract: Cinema emerged in the 19th century and sought inspiration in literature, because although they are different arts they have similarities, which made literary works leave the pages of books and go to the cinema screens. This migration process is called audiovisual adaptation. However, when adapting renowned works of literature to another language, a comparison between the audiovisual adaptation and its source text is inevitable. This work started after questioning the points of convergence and divergence between the plot and characters in the work “Dom” (2003) by Moacyr Góes, inspired by the book “Dom Casmurro” (1900) by Machado de Assis, one of the most renowned authors in literature Brazilian. The main objective is to analyze how the process of audiovisual adaptation occurred between the works cited. To this end, we used the analysis procedures proposed by Brito (2006) whose main mechanism proposes observation in relation to characters and plot, with actions that observe the procedures of reduction, addition, displacement and transformation. This reading helps to signal that the adapted work brought a new guise and characteristics of the year 2003, as a reason for suspicions of adultery, and the acceptance of the son on the part of Bento and the presence of smartphones and even DNA testing. The research method used in this work started from bibliographic research, reading and comparative analysis between the works. Based on the readings of theorists such as Brito (2006), Hutcheon (2013)
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1756
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