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Title: Fatores do uso inadequado da sala de informática na escola pública
Advisor: SILVA, Odinea Lopes da
Authors: MESQUITA, Eliézon Pereira
Keywords: Sala de informática - Ensino
Tecnologia educacional
Computadores - Ensino
Computadores - Sala de aula
Issue Date: 2013
Publisher: UFRA
Citation: MESQUITA, Eliézon Pereira. Fatores do uso inadequado da sala de informática na escola pública. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Bragança, Pa, 2013.
Resumo: Este trabalho trata do uso inadequado dos computadores na escola pública. Para tanto, buscou-se verificar os fatores que contribuem para o uso inadequado da sala de informática na escola pública. A metodologia utilizada para operacionalizar o estudo envolveu a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Na pesquisa bibliográfica destacam-se autores como Sylvia Figueiredo Gouvêa, Luis Carlos Menezes, Luis Paulo Mercado, José Manoel Moran e José Armando Valente. Na pesquisa de campo, para a coleta de dados, foram realizadas observações e aplicação de questionários semiestruturados. A análise dos dados fundamenta-se em uma abordagem qualitativa sem, contudo, desprezar os dados quantitativos. A análise dos resultados revelou que os professores pesquisados não utilizam a sala de informática por se acharem despreparados, desconhecerem o que são softwares educativos e tampouco o sistema operacional Linux, sistema utilizado nas escolas públicas. Considerou-se que os principais fatores que contribuem para o uso inadequado das escolas públicas são: a) a falta de formação continuada para os professores explorarem os recursos computacionais em suas aulas e auxiliarem os alunos a usarem os computadores para aprender b) ausência de planejamento coletivo e articulação da gestão escolar que, muitas vezes não compreende a importância dos computadores como ferramentas de aprendizagem.
Abstract: This work deals with the inappropriate use of computers in public schools. Therefore, we sought to identify factors that contribute to inappropriate use of the computer lab in public school. The methodology used to operationalize the study involved a literature review and field research. In literature stand out authors like Sylvia Gouvêa Figueiredo, Luis Carlos Menezes, Luis Paulo Mercado, José Manuel Moran and José Armando Valente. In field research, to collect data, observations were made and the application of semi-structured questionnaires. Data analysis is based on a qualitative approach, without, however, disregard the quantitative data. The results revealed that the teachers surveyed do not use the computer room because they feel unprepared, unaware of what is educational software nor the Linux operating system, the system used in public schools. It was considered that the main factors that contribute to the inappropriate use of public schools are: a) the lack of continuing education for teachers to explore the computational resources in their classes and assist students to use computers to learn b) lack of planning collective and joint school management that often do not understand the importance of computers as learning tools.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/182
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