Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/184
Title: | A informática no ensino dos invertebrados: criação e aplicação das atividades invertebrados, invertsinta e invert-atividades |
Advisor: | COSTA, Ana Regina Cecim |
Authors: | BARROS, Daniela de Nazaré Torres de MAGALHÃES, Maria de Jesus Queiroz |
Keywords: | Invertebrados - Informática - Ensino Software educativo Software educativo - Biologia Software educativo - Aprendizagem Tecnologia educacional Informática educativa Biologia - Tecnologias educacionais |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | UFRA/Pólo Bragança (PA) |
Citation: | BARROS, Daniela de Nazaré Torres de; MAGALHÃES, Maria de Jesus Queiroz. A informática no ensino dos invertebrados: criação e aplicação das atividades invertebrados, invertsinta e invert-atividades. 2013. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Bragança, PA, 2013. |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida com intuito de auxiliar os educadores da área da Biologia para o exercício de sua pratica, integrando conteúdos curriculares à tecnologia e conhecimento a partir do uso de software educativos, em caráter construtivista este trabalho aspira proporcionar aos docentes de Biologia atributos para uma aprendizagem significativa tomando como base ferramentas educacionais como os softwares SCRATCH, Expert SINTA e HOT POTATOES, que visam aprimorar os conhecimentos já existentes a partir de metodologias dinâmicas na abstração e elucidação dos conteúdos ministrados em sala de aula. Seu principal objetivo é análise de atividades digitais criadas nos referidos softwares, visando a aprendizagem dos discentes destacando os seres vivos, mas precisamente o grupo de invertebrados como filos anelídeos, moluscos e artrópodes, criando assim estímulos para despertar o interesse dos discentes pela Biologia a partir da interação entre os softwares relacionados com os exercícios propostos em cada programa. Para fundamentação da análise foi necessário buscar pressupostos teóricos que norteiam os estudos sistematizados da informática no ensino da biologia como: José Armando Vale e Marco Antônio Moreira e logo em seguida a criação das atividades levou-se a proposta aos educadores, apresentando assim cada atividade, revelando seu raciocínio e sequencia lógica para fins educacionais. As análises dos resultados obtidos foram realizadas a partir de uma abordagem qualitativa tendo como método de procedimento a coleta de dados a partir de questionários aplicados a professores, evidenciando que as atividades criadas, invertebrados, inverstsinta e invert-atividades causaram boa aceitação entre os docentes, tendo como resultados positivos no que se refere ao processo ensino-aprendizagem, uma vez que permite a multidisciplinaridade, instigando a atenção, a concentração e a possibilidade de trabalho em grupo possibilitando dessa forma subsidiar as aulas de Biologia, tornando-as significativas facilitando assim, a construção do conhecimento e garantindo uma aprendizagem de qualidade. |
Abstract: | This research was developed with the aim of assisting educators in the field of biology to the exercise of their practice, integrating curricula to technology and knowledge from the use of educational software in constructivist character this work aspires to provide teachers of Biology attributes for a meaningful learning drawing on educational tools such as software SCRATCH, Expert and FEEL HOT POTATOES, aimed at improving existing knowledge from dynamic methodologies in abstraction and elucidating the content taught in the classroom. Its main objective is to analyze digital activities created in such software, aimed at highlighting the learning of students living beings, but precisely the group of invertebrate phyla as annelids, molluscs and arthropods, thus creating stimuli to arouse the interest of students in biology from the interaction between software related to the exercises in each program. For reasons of our analysis was necessary to seek theoretical assumptions that guide the systematic studies of computing in biology education as: José Armando Valente and Marco Antonio Moreira and soon after the creation of activities, brought the proposal to Educators, thus presenting each activity, revealing his reasoning and logical sequence for educational purposes. The analyzes of the results were carried out using a qualitative approach procedure as a method of collecting data from questionnaires given to teachers, showing that the activities created, Invertebrates, and Inver-invertsinta tatividades caused good acceptance among teachers, as having positive results with regard to the teaching-learning process, since it allows the multidisciplinary, prompting attention, concentration and ability to work in groups thereby enabling subsidize biology classes, making them significant, thus facilitating the construction conhecimento e ensuring quality learning. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/184 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A INFORMÁTICA NO ENSINO DOS INVERTEBRADOS.o.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License