Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSILVA, Antônio Gomes-
dc.contributor.authorCOSTA, José Cleyton Santana-
dc.date.accessioned2018-12-21T18:26:23Z-
dc.date.available2018-12-21T18:26:23Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSILVA, Antônio Gomes; SANTANA, José Cleyton. O Tux Paint no processo de alfabetização e letramento. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Bragança, 2013.en_US
dc.identifier.uribdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/185-
dc.description.abstractThis study deals with the software Tux Paint in the learning process. Aims to develop a proposal for the implementation of that software for students in the early years of elementary school to experience the process of literacy and literacy. The study was based on a literature review and documentary research. The literature review involved subject as: literacy, literacy, educational computing and educational software. The main theorists of this research were Magda Soares, José Armando Valente and Luiz Carlos Gagliari Fábia Magali Santos Vieira. The desk research had as its object of study educational software Tux Paint and became effective from assessment sheet. Data analysis revealed that for effective use of Tux Paint on literacy and literacy is necessary to consider a proposal oral, reading the story in written text analysis and word formation producing phrases, illustration of the sequence of the story and writing history. Finally, we conclude that for effective implementation of an educational software is of fundamental importance that the teacher knows the software and its tools, organize the planning application and has an attitude mediator.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherUFRAen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSoftware Educativoen_US
dc.subjectTecnologia educacionalen_US
dc.subjectAlfabetizaçãoen_US
dc.subjectLetramentoen_US
dc.subjectSoftware Tux Painten_US
dc.subjectEnsino aprendizagem – Tecnologiasen_US
dc.subjectInformática educativaen_US
dc.subjectSoftware educacionalen_US
dc.titleO Tux Paint no processo de alfabetização e letramento.en_US
dc.typeTCCen_US
dc.description.resumoEste estudo trata do software Tux Paint no processo de aprendizagem. Objetiva elaborar uma proposta de aplicação do referido software para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental que vivenciam o processo de alfabetização e letramento. O estudo foi embasado em pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica envolveu tema como: letramento, alfabetização, informática educativa e software educacional. Os principais teóricos desta pesquisa foram Magda Soares, José Armando Valente, Luiz Carlos Gagliari e Fábia Magali Santos Vieira. A pesquisa documental teve como objeto de estudo o software educativo Tux Paint e foi efetivada a partir de ficha de avaliação. A análise dos dados revelou que para uma utilização eficaz do Tux Paint na alfabetização e letramento é necessário uma proposta que considere a oralidade, leitura da história em texto escrito, análise e formação de palavras produção de frases, ilustração da sequencia da história e escrita da história. Finalmente, concluímos que para aplicação efetiva de um software educacional e de fundamental importância que o professor conheça o software e suas ferramentas, organize o planejamento de aplicação e tenha uma postura mediadora.en_US
dc.contributor.advisor1SILVA, Odinéa Lopes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9414505518388944Pt_Br
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5989059781831115Pt_Br
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O TUXPAINT NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO....o.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons