Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1898
Title: Análise bromatológica do resíduo do processamento do caranguejo-uçá, ucides cordatus (linnaeus,1763) e sua possível utilização em rações animais.
Advisor: LIMA, Kedson Raul de Souza
Authors: PRAGANA, Alan Dias
Keywords: Caranguejo-uçá (Ucides cordatus)
Analise bromatológica - Massa Seca (MS)
Resíduos do beneficiamento - Caranguejo-uçá
Proteína Bruta - Caranguejo-uçá
Issue Date: 2005-09
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: PRAGANA, Alan Dias. Análise bromatológica do resíduo do processamento do caranguejo-uçá, ucides cordatus (linnaeus,1763) e sua possível utilização em rações animais. Orientador: Kedson Raul de Souza Lima. 2005. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, 2005
Resumo: O caranguejo-uçá (Ucides cordatus) é uma das espécies de crustáceos mais capturados em todo o litoral brasileiro, principalmente no estado do Pará, Onde é a principal fonte de renda para milhares de pessoas. Este trabalho trata do aproveitamento de resíduos do beneficiamento do caranguejo-uçá, visando sua utilização em ração animal. A realização desse experimento motivou-se pela carência de dados técnicos relacionados com o aproveitamento desses resíduos que em sua grande maioria são completamente descartados, provocando um problema ambiental e social. Para tanto foram realizadas analises bromatológicas nos resíduos oriundos da retirada de massa de 29 caranguejos capturados no município de Quatipuru, no estado do Pará, O material analisado foi separado em patas e carapaças, lavado com água corrente, exposto no sol, em seguida foi realizada uma pré-secagem a estufa a 65ºC, n saída foram triturados, e realizada as analises bromatológicas que permitiram concluir que a média de matéria seca (MS) ficou em tomo de 72,4º; a enquanto que n de proteína bruta (PB) girou em tomo de 14,2%; por sua vez a cinza encontrada foi 47,47%, lipídios 6,55%, cálcio 10,85%,fósforo 0,49%, o valor calórico calculado na bomba calorimétrica apresentou o resultado de 2.246,66kcal/kg. Já a energia bruta calculada foi de 1 263,06kcal/kg. À porcentagem de cálcio encontrada pode estar totalmente disponível para animais, devido o fato de ser de origem orgânica, mas devido os ácidos graxos presentes na gordura desses resíduos pode haver alteração no sabor do animal que vier n consumir a mação, mas a principio pode ser adicionada em rações utilizando como fonte de cálcio, energia e proteína para animais. Sendo necessário ensaios experimentais para testar o nível de inclusão ideal.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1898
Appears in Collections:Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório - ISARH - Engenharia de Pesca



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons