Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/215
Title: Abuso sexual infantil e a importância do trabalho preventivo na escola
Advisor: MACHADO, Ana Cláudia Oliveira
Authors: MATOS, Eliene Almeida
Keywords: Abuso sexual infantil
Abuso sexual infantil - Intervenções pedagógicas
Âmbito escolar - Trabalho preventivo
Trabalho preventivo - Educandário Menino de Deus ll
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA
Citation: MATOS, Eliene Almeida. Abuso sexual infantil e a importância do trabalho preventivo na escola. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Paragominas, 2017.
Resumo: O Abuso Sexual Infantil, tem-se mostrado na atualidade, um dos tipos de violência ainda bastante cometido contra crianças, em destaque na mídia e que chama a atenção para a importância do trabalho preventivo no âmbito escolar o mais cedo possível, neste sentido o presente trabalho de conclusão de curso teve como primordial objetivo, analisar as intervenções pedagógicas no enfrentamento do abuso sexual infantil na E.M.E.I. Educandário Menino de Deus ll, localizada no município de Paragominas, levando em consideração as ações desenvolvidas pela escola. Neste sentido apresentou-se sugestões que possibilitam o trabalho efetivo com o tema. Para melhor compreensão da temática foi feito um apanhado geral sobre o que é abuso sexual infantil e suas consequências enfatizando os prejuízos cognitivos. O trabalho foi efetivado em formato de monografia e está proposto em pesquisas bibliográficas, sobre assuntos descritos em artigos e livros de autores e autoras que tratam da temática entre os quais destaca-se, Arcari (2015), Azambuja (2011) Rocha (2010), Brino e Williams (2003) e McNally (1998) e ainda debruça-se o estudo sobre a cartilha da ABRAPIA (2002), o PCN (vol. 10, 1997) temas transversais e o Guia Escolar: métodos para identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes (2011), realizou-se uma pesquisa documental utilizando como fonte o PPP da escola. Dado à importância do tema a análise foi realizada em caráter de pesquisa de campo qualitativa e quantitativa, através de questionários aplicados às professoras de Educação Infantil jardim l e ll. O estudo, evidenciou que na prática o trabalho com a temática em uma EMEI ainda estar longe de alcançar os objetivos almejados pelas políticas de enfrentamento ao ASI, apresentando muitos embates. Existe portanto a necessidade de uma reflexão a respeito do papel da escola na mobilização social que provoque uma mudança de postura no engajamento mútuo com outras instituições incluindo as famílias das crianças, há também necessidade de uma revisão no currículo dessas instituições englobando ações dentre as quais a formação de professores e a aquisição de materiais adequados para se trabalhar com a temática.
Abstract: The Infantile Sexual Abuse, it has shown at the present time, one of the kinds of violence still enough committed against children, in highlight in the media and that flame the attention for the importance of the preventive work in the school scope as soon as possible, in this sense the course conclusion present work had as primordial goal, analyze the pedagogical interventions in the facing of the infantile sexual abuse in the E.M.E.I God School Boy II, located in the Paragominas' Municipal district, carrying in consideration the actions developed by school. In this sense, it presented suggestions that enable the effective work with theme. For better comprehension of the thematic, a general caught was done about what is infantile sexual abuse and her consequences emphasizing the cognitive prejudices. The work was effected in monograph format and is in bibliographical researches, about subjects described in goods and authors' books and authors who care for the thematic among which ones stands out, Arcari (2015), Azambuja (2011) Rocha (2010), Brino and Williams (2003) and McNally (1998) and still it stoops the study on ABRAPIA's Primer (2002), PCN (vol. 10, 1997) transversal themes and the School Guide: Methods for abuse signals identification and children's sexual exploration and teenagers (2011), it accomplished a documental research using as source PPP of school. Given to the theme importance the analysis was accomplished in research character of qualitative and quantitative field, through questionnaires applied to the teachers of Infantile Education garden I and II. The study, it evidenced that in the practice the work with the thematic in an EMEI still be far reaching the objective intended by the facing policies to ASI, presenting lots of collisions. There is therefore the need to a reflection concerning about of school paper in the social mobilization that provokes a posture change in the mutual engagement with other institutions including the children families, also there is need to a revision in the curriculum of these institutions embodying actions among the which ones teachers' formation and the materials acquisition adequate to if work with the thematic.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/215
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC UFRA VERSÃO FINAL - ELIENE ALMEIDA - EDUCAÇÃO SEXUAL (2) (1).pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons