Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/216
Title: A formação do professor e os desafios da prática docente na escola do campo em Igarapé-Açu
Advisor: ANDRADE, Josiele Pantoja de
Authors: SOUZA, Altina Mergulhão de
LOUREIRO, Jurema Marques
Keywords: Formação de professores
Práticas pedagógicas
Formação de professores - Campo
Formação de professores - Escola D. Pedro II
Formação de professores - Igarapé- Açu/PA
Práticas pedagógicas - Docentes
Issue Date: 2017
Citation: SOUZA, Altina Mergulhão de; LOUREIRO, Jurema Marques. A formação do professor e os desafios da prática docente na escola do campo em Igarapé-Açu. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo São João de Pirabas, 2017.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender a formação de professores do campo, bem como os caminhos e os desafios que envolvem suas práticas pedagógicas. Esse estudo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II, localizada no meio rural, na Travessa do 16, município de Igarapé- Açu/PA. Na metodologia optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando como estratégia metodológica o estudo de caso, valendo-se dos métodos pesquisa bibliográfica, observação e entrevista com professoras e coordenadora pedagógica. A partir das análises pode-se compreender o histórico da educação do campo; analisar os marcos legais; as políticas públicas que dizem respeito à formação de professores do campo; identificar os desafios enfrentados pelos docentes bem como o comprometimento dos professores com a realidade da população rural, visando a valorização da herança, da cultura e dos saberes das diversas formas de vida no campo. Os resultados apontaram que a Secretaria de Educação ainda não consegue perceber que educação do campo é diferente da educação urbana; além do que não existe um acompanhamento pedagógico para escola pesquisada; há uma precária estrutura física, a falta de materiais didáticos e a dificuldade de trabalhar com classes multisseriadas. Porém, mesmo diante de todas essas problemáticas, as professoras conseguem trabalhar o currículo valorizando os saberes e a cultura local. Concluímos que apesar de os professores das escolas rurais não terem sua formação voltada para temática da educação do campo, mesmo assim, a prática desses docentes é voltada para o contexto das comunidades rurais. Logo, a escola pode ser entendida como um espaço de formação do professor.
Abstract: This final project aims to understand the formation of teachers in the field, as well as the paths and challenges involving their pedagogical practices. This study was conducted on elementary hall school D Pedro II, in rural areas, on Travessa do 16, municipality of Igarapé-Açu/PA. In the methodology chosen by the qualitative approach, as methodological strategy the case study, using the methods of bibliographic research, observation and interviews with teachers and pedagogical coordinator. From the analyses can be understood the history of education field; analyze legal milestones; public policy concerning formation of teachers in the field, indentify the challenges faced by teachers as well as the commitment of the teachers with the reality of the rural population, aiming at the enhancement of heritage, culture and knowledge of the various forms of life in the country. The results showed that the Department of education still fails to realize that education of the field is different from urban education; besides is a pedagogical follow-up for school research; there is a precarious physical structure, the lack of teaching materials and the difficulty of working witg multi series classes. However, even in the face of all these problems, teachers can work the curriculum knowledge and valuing local culture. We conduce that despite of teachers in rural schools do not have your theme-oriented training of education field, the practice of these teachers is geared towards the context of rural communities. Soon, the school can be understood as a space of training of the teacher.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/216
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OK VERSÃO FINAL DO TCC - ALTIMA E JUREMA - PEDAGOGIA.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons