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Title: Formação de professores e processos inclusivos: estratégias metodológicas na aprendizagem de alunos PAEE das séries finais do ensino fundamental
Advisor: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Authors: LIMA, Samuel de Jesus
Keywords: Metodologias Inclusivas
Formação de professores
Educação especial
Processos inclusivos - Docentes
Publico Alvo da Educação Especial (PAEE)
Issue Date: 2022
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: AQUINO, Samuel de Jesus. Formação de professores e processos inclusivos: estratégias metodológicas na aprendizagem de alunos PAEE das séries finais do ensino fundamental. Orientador: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino. 2022. 38 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional). Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2161. Acesso em: .
Resumo: No Brasil a inclusão sempre foi feita de maneira assistencialista, segregando ao invés de incluir, para que ela ocorra deve-se considerar inúmeros fatores, entre eles estão a metodologia aplicada em sala e a formação dos docentes. Este estudo verifica como a inclusão está sendo praticada por professores de diversas disciplinas do ensino fundamental anos finais que encontram em suas turmas alunos que são público-alvo da educação especial. Diante disso, este trabalho realizou o levantamento de metodologias aplicadas por professores do Ensino Fundamental, em turmas com a presença de alunos que são “público-alvo” da Educação Especial, além de identificar as dificuldades encontradas pelos docentes no ensino de suas disciplinas e os principais desafios do professor em relação à educação especial em sala de aula, assim como descrever as estratégias utilizadas pelos docentes na condução das aulas. A metodologia utilizada foi a descritivo-exploratória, cujo instrumento de coleta de dados foi a aplicação de um questionário com 22 questões aos docentes, este questionário foi elaborado e disponibilizado na plataforma Google forms, o link do questionário foi disponibilizado pela rede social Whatsapp de fevereiro a dezembro de 2021, também foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados buscando as principais metodologias aplicadas por professores durante suas aulas com alunos público-alvo da educação especial. Durante a realização da pesquisa obtivemos 30 respostas de docentes que trabalham em escolas das redes privada e pública de Belém/PA. Grande parte destes professores tinham formação em educação especial que fizeram fora da graduação, mas a grande maioria declarou que sua formação na graduação era deficitária quando se tratava de inclusão e de metodologias inclusivas. Outros professores não apresentaram interesse em saber mais ou buscar conhecimento sobre inclusão e não adaptaram seus materiais durante suas aulas. Neste cenário notamos a importância de se pesquisar e trabalhar processos inclusivos com todos os docentes e tornar as metodologias inclusivas algo de fácil acesso aos docentes.
Abstract: In Brazil, inclusion has always been done in a welfaristic way, segregating rather than including, for it to occur, numerous factors must be considered, among them are the methodology applied in the classroom and the training of teachers. This study verifies how inclusion is being practiced by teachers of various subjects from elementary school to the final years who find in their classes students who are the target audience of Special Education.In view of this, this work carried out a survey of methodologies applied by elementary school teachers, in classes with the presence of students “target audience” of Special Education, in addition to identifying the difficulties encountered by teachers in teaching their subjects and the main teachers' challenges in relation to special education in the classroom, as well as describing the strategies used by teachers in conducting classes. The methodology used was descriptive-exploratory, whose data collection was the application of a questionnaire with 22 questions to teachers, this questionnaire was prepared and made available on the Google forms platform, the questionnaire link was made available by the social network Whatsapp from February to December 2021, a bibliographic survey was also carried out in the main databases seeking the main methodologies applied by teachers during their classes with students target audience of special education. During the research, we obtained 30 responses from teachers who work in private and public schools in Belém/PA. Most of these teachers had special education training that they did outside of graduation, but the vast majority declared that their graduation training was deficient when it came to inclusion and inclusive methodologies. Other teachers showed no interest in knowing more or seeking knowledge about inclusion and did not adapt their materials during their classes. In this scenario, we note the importance of researching and working inclusive processes with all teachers and making inclusive methodologies something easily accessible to teachers.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2161
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