Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2224
Title: Literatura, cinema e educação: proposta de cineclube no ensino médio
Advisor: CORREIA, Carlos Alberto
Authors: ALMADA, Flavyanne Santos Serrão
Keywords: Literatura
Cinema
Educação
Cineclube
Issue Date: 2021
Citation: ALMADA, Flavyanne Santos Serrão. Literatura, cinema e educação : Proposta de cineclube no ensino médio. Orientador: Carlos Alberto Correia. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente) – Universidade Federal Rural da Amazônia. Tomé-Açu, PA, 2021. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2224. Acesso em: .
Resumo: Segundo Duarte e Tavares (2010), a educação flerta com o cinema desde os seus primórdios. Deste modo, é necessário que a escola seja capaz de desenvolver reflexões e ações que explorem o caráter educativo do cinema. Nesta esteira, Silva (2014), ressalta a importância de a escola ser capaz de ensinar e trocar as impressões do olhar na medida em que qualquer imagem pode estabelecer significado e sentido. Trabalhar com cineclube, portanto, provoca o estudante a treinar o olhar, cria uma plateia curiosa e convida ao hábito de propor questionamentos e reflexões, pois em uma sociedade tensionada pela proliferação das imagens, é importante fazer com que os alunos percebam a construção dos múltiplos discursos. Este estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de cineclube voltada para o ensino médio e a realidade da escola pública, articulando-se a partir da formação curricular do estudante e contribuindo com desenvolvimento de um olhar crítico e analítico presentes nas discussões que permeiam as produções da arte do cinema. Assim, relacionaremos literatura, cinema e educação, a partir de uma curadoria de produções audiovisuais nacionais que têm como roteiro obras baseadas na literatura contemporânea, que promovam assim discussões sobre questões sociais, culturais e promovam também o diálogo interartístico entre diferentes linguagens e códigos. A pesquisa classifica-se como exploratória e bibliográfica. Para tal pautou-se nos pressupostos teóricos de Duarte (2002), Gonçalves (2013), Silva (2014), Simis (2015), Chavez (2019), dentre outros. Em síntese, espera-se que a relação entre literatura, cinema e educação tenha a visibilidade necessária e que esta proposta de criação do cineclube na escola seja implementada, envolvendo, assim, alunos e professores como organizadores para sessões com a comunidade, a fim de atingir os objetivos de cineclubismo.
Abstract: According to Duarte and Tavares (2010), education has been flirting with cinema since its inception. Thus, it is necessary for the school to be able to develop reflections and actions that explore the educational character of cinema. In this treadmill, Silva (2014) emphasizes the importance of the school being able to teach and exchange the impressions of the gaze, as any image can establish meaning and meaning. Working with a film club, therefore, provokes students to train their eyes, creates a curious audience and invites the habit of proposing questions and reflections, as in a society strained by the proliferation of images, it is important to make students perceive the construction of multiples speeches. This study aims to develop a proposal for a film club focused on secondary education and the reality of the public school, articulating from the student's curricular training and contributing to the development of a critical and analytical look present in the discussions that permeate the productions of the art of cinema. Thus, we will relate literature, cinema and education, based on a curatorship of national audiovisual productions whose script is works based on contemporary literature, thus promoting discussions on social and cultural issues and also promoting inter-artistic dialogue between different languages and codes. The research is classified as exploratory and bibliographical. For this, it was based on the theoretical assumptions of Duarte (2002), Gonçalves (2013), Silva (2014), Simis (2015), Chavez (2019), among others. In summary, it is expected that the relationship between literature, cinema and education has the necessary visibility and that this proposal for the creation of a film club at school is implemented, thus involving students and teachers as organizers for sessions with the community, in order to achieve the goals of film club.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2224
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LITERATURA, CINEMA E EDUCAÇÃO.pdf318,1 kBUnknownView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons