Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2225
Title: | O Carnaval das Águas da Amazônia Tocantina: a escrevivência na comédia carnavalesca de Neco Dias para o cordão Os Linguarudos, do Rio Santana, Cametá, Pará |
Advisor: | Correia, Carlos Alberto |
Authors: | Miranda, Elizane Gonçalves |
Keywords: | Carnaval das Águas Cametá Escrevivência Neco Dias Amazônia Tocantina Cultura Amazônica |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | MIRANDA, Elizane Gonçalves. O Carnaval das Águas da Amazônia Tocantina: a escrevivência na comédia carnavalesca de Neco Dias para o cordão Os Linguarudos, do Rio Santana, Cametá, Pará. Orientador: Carlos Alberto Correia. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagem, Cultura e Formação Docente) – Universidade Federal Rural da Amazônia. Tomé-Açu, PA, 2021. |
Resumo: | O que irei narrar versa sobre um carnaval encenado e vivido no leito das águas da Amazônia Tocantina, especialmente, no município de Cametá, PA, o Carnaval das Águas, que é organizado, composto e festejado pelos moradores dos rios. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar uma comédia escrita por Neco Dias para a Personagem Língua de Aço no cordão Os Linguarudos, do Rio Santana, no carnaval de Cametá (PA) em 2010, pensando o conceito da escrevivência cunhado por Conceição Evaristo (2008). A metodologia de análise estruturada se ancora na pesquisa narrativa, uma vez que o foco da leitura se concentra a partir do estudo de histórias vividas e contadas por vozes representativas da sociedade. E para se compreender o universo do carnaval na historiografia nacional, regional e local serão utilizados os seguintes autores: Roberto da Matta (1997), Queiroz (1999); Cavalcanti; Gonçalves (2009); Góes (2002) e Miranda (2016;2021). E Conceição Evaristo (2008; 2016) para se analisar a escrevivência. E Nora (1993) e Hall (2014) para os conceitos de identidade e memória. Conclui-se que o carnaval além de ser múltiplo e difuso, pode ser usado como mecanismo de subversão e de crítica social, e as comédias são a representação da escrita das vivências de sujeitos subalternizados socialmente, e assim como Conceição Evaristo, escrevem aquilo que viveram e que vivem. |
Abstract: | What I will narrate is about a carnival staged and lived in the waters of the Tocantina Amazon, especially in Cametá city, PA, the Carnival of the Waters, which is organized, composed and celebrated by river dwellers. Therefore, the aim of this article is to analyze a comédia written by Neco Dias for the Linguarudos Character Língua de Aço in the cordão Os Linguarudos, from Rio Santana, in Cametá (PA) carnival in 2010, thinking about the concept of escrevivência coined by Conceição Evaristo (2008). The structured analysis methodology is anchored in narrative research, since the focus of reading is concentrated on the study of stories lived and told by representative voices of society. And to understand the universe of carnival in national, regional and local historiography, the following authors will be used: Roberto da Matta (1997), Queiroz (1999); Cavalcanti; Gonçalves (2009); Góes (2002) and Miranda (2016;2021). And Conceição Evaristo (2008; 2016) to analyze the escrevivência. And Nora (1993) and Hall (2014) for the concepts of identity and memory. It is concluded that carnival, in addition to being multiple and diffuse, can be used as a mechanism for subversion and social criticism, and comédiass are the representation of the writing of the experiences of socially subordinated subjects, and as Conceição Evaristo, they write what they lived and what they live. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2225 |
Appears in Collections: | TCC - Tomé-Açu - Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - ELIZANE.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License