Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2235
Title: Formação de educadores e racialidade: reflexões decoloniais para uma educação antirracista no cárcere feminino
Advisor: Spitzner, Marcelo
Authors: Tavares, Suzianne Silva
Keywords: Formação docente
Racialidade
Escola prisional feminina
Descolonização do currículo
Estado do conhecimento
Formação antirracista
Prisão
Mulheres
Issue Date: 2021-12
Citation: TAVARES, Suzianne Silva. Formação de educadores e racialidade: reflexões decoloniais para uma educação antirracista no cárcere feminino. Orientador: Marcelo Spitzner. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagem, Cultura e Formação Docente) – Universidade Federal Rural da Amazônia. Tomé-Açu, PA, 2021.
Resumo: Este estudo apresenta como objetivo analisar a produção acadêmica envolvendo a temática formação de professores e racialidade, a partir do levantamento de estudos (artigos, dissertações e teses) ancorados pela abordagem metodológica (estado do conhecimento). Com isto, o levantamento das produções acerca da temática formação de professores e racialidade dentro de uma perspectiva interseccional e decolonial contribuiu para identificarmos a relevância da temática para a promoção de políticas públicas para este segmento, em especial no que tange a promoção de uma educação antirracista na escola prisional feminina. Para este estudo estamos dialogando com os seguintes autores (es) Alves (2015); Akotirene (2019); Santos (2018); Pereira, Rocha (2020); Onofre, Menott (2016); Lopes, Nascimento (2021); Ribeiro, Gaia (2021). Os estudos apontam a relevância do debate das questões étnico-raciais de modo a contribuir com as reformulações dos currículos das próprias universidades, bem como, a relevância do processo de formação inicial e continuada dos educadores.
Abstract: This study aims to analyze academic production involving the theme of teacher education and raciality, based on the survey of studies (articles, dissertations and theses) anchored by the methodological approach (state of knowledge). With this, the survey of productions on the theme of teacher education and raciality within an intersectional and decolonial perspective contributed to identify the relevance of the theme for the promotion of public policies for this segment, especially with regard to the promotion of an anti-racist education in the girls' prison school. For this study, we are dialoguing with the following authors(s): Alves (2015); Akotirene (2019); Santos (2018); Pereira, Rocha (2020); Onofre, Menott (2016); Lopes, Nascimento (2021); Ribeiro, Gaia (2021). The studies point to the relevance of the debate on ethnic-racial issues in order to contribute to the reformulation of the curricula of the universities themselves, as well as the relevance of the process of initial and continuing education of educators.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2235
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO-SUZIANNE TAVARES.pdf187,04 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons