Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2237
Title: Transtorno do Espectro Autista, TEA : um olhar sobre as metodologias utilizadas no processo de ensino na rede municipal de Tomé-Açu
Advisor: Silva, Irisneia Brito e
Authors: Costa, Edileia Figueiredo da
Keywords: Educação Especial
Transtorno do Espectro Autista
TEA
Ensino e Aprendizagem
Metodologias
Issue Date: 2022
Resumo: A educação formal tem como premissa ser para todos, exigindo, portanto, a adoção de um viés inclusivo do ensino, pautado no respeito a diversidade de todos os alunos inclusive do público alvo da educação especial. O interesse pela pesquisa surgiu a partir da problemática de quais metodologias têm sido utilizadas no processo de ensino de pessoas com o transtorno do espectro autista na rede municipal de Tomé-Açu, tendo por objetivo geral investigar as metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista na rede municipal de Tomé-Açu e por objetivos específicos Levantar quais metodologias tem sido utilizada no processo de ensino de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista; Apontar as metodologias mais utilizadas no ensino de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista; Apontar a correlação entre as estratégias de ensino utilizadas na sala regular e as estratégias de ensino utilizadas na sala de recurso multifuncional. O presente estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e do tipo pesquisa de campo. O instrumento de coleta dos dados utilizado foi a entrevista semiestruturada e o método de análise foi o hermenêutico dialético. Com base na pesquisa, observou-se que os professores estão enfrentando dificuldades metodológicas no processo de ensino aprendizagem dos alunos com o TEA no atual momento da pandemia do novo Coronavírus e estão utilizando como principais metodologias os cadernos de atividades e os jogos pedagógicos. Espera-se que as reflexões deste estudo contribuam para novas pesquisas e ações no cenário educacional das pessoas com o TEA das Escolas públicas e privadas.
Abstract: Formal education is premised on being for everyone, therefore requiring the adoption of an inclusive approach to teaching, based on respect for the diversity of all students, including the target audience of special ducation. The interest in the research arose from the problem of which methodologies have been used in the teaching process of people with autism spectrum disorder in the municipal network of Tomé-Açu, with the general objective of investigating the methodologies used in the teaching-learning process of people with Autism Spectrum Disorder in the municipal network of Tomé-Açu and for specific objectives To raise which methodologies have been used in the teaching process of people with Autism Spectrum Disorder; Point out the most used methodologies in teaching people with Autism Spectrum Disorder; Point out the correlation between the teaching strategies used in the regular classroom and the teaching strategies used in the multifunctional resource room. The present study is characterized as qualitative research, of a descriptive nature and of the field research type. The data collection instrument used was the semi-structured interview and the method of analysis was the dialectical hermeneutic. Based on the research, it was observed that teachers are facing methodological difficulties in the teaching-learning process of students with TEA at the current moment of the new Coronavirus pandemic and are using activity notebooks and pedagogical games as main methodologies. It is hoped that the reflections of this study will contribute to new research and actions in the educational scenario of people with ASD in public and private schools.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2237
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edileia Costa.pdf410,67 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons