Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2239
Title: | Atualização de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental: uma reflexão dos conhecimentos pedagógicos ao uso da tecnologia e das práticas dos docentes da rede Municipal de Ensino de São João de Pirabas - Pará |
Advisor: | SOUZA, Paulo Jorge de Oliveira Pontes de |
Authors: | FERREIRA, Abson Pimenta |
Keywords: | Ensino remoto - Práticas educativas Profissionais da educação - Práticas educativas Rede municipal de ensino de São João de Pirabas, Pa Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) - Uso pedagógico |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | FERREIRA, Abson Pimenta. Atualização de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental: uma reflexão dos conhecimentos pedagógicos ao uso da tecnologia e das práticas dos docentes da rede Municipal de Ensino de São João de Pirabas - Pará. Orientador: Paulo Jorge de Oliveira Pontes de Souza. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Licenciatura em Computação). Universidade Federal Rural da Amazonia, Campus Belém, PA, 2022. |
Resumo: | O estudo pretende abordar, de forma sucinta, conhecimentos quanto ao desenvolvimento da criança que estão diretamente relacionados com a aprendizagem, com o uso da tecnologia no dia a dia, os seus impactos no comportamento humano, bem como as práticas educativas adotadas em sala de aula e no ensino remoto de uso emergencial, ao longo do período pandêmico. Além destes, analisaremos o discurso de alguns professores e técnicos pedagógicos da rede municipal de ensino de São João de Pirabas que abordam o tema. Para estes fins, realizado algumas pesquisas bibliográficas, no campo da psicologia da educação virtual, e outra em documentos de órgãos governamentais. Além destes, aplicamos um questionário on-line, no intuito de compreender a atual percepção dos profissionais da educação que justifiquem a atualização de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, a fim de propor algumas práticas que ampliarão a qualidade da educação com o uso racional e pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no ambiente escolar e não-escolar. |
Abstract: | The study aims to briefly address knowledge about child development that is directly related to learning, the use of technology in everyday life, its impacts on human behavior, as well as the educational practices adopted in the classroom. and in remote teaching of emergency use, throughout the pandemic period. In addition to these, we will analyze the discourse of some teachers and pedagogical technicians from the municipal education network of São João de Pirabas who address the theme. For these purposes, some bibliographic research was carried out, in the field of psychology of virtual education, and another in documents from government agencies. In addition to these, we applied an online questionnaire, in order to understand the current perception of education professionals that justify the updating of teachers from the early years of elementary school, in order to propose some practices that will increase the quality of education with the rational use and pedagogical of information and communication technologies (ICTs) in the school and non-school environment. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2239 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
This item is licensed under a Creative Commons License