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http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2256
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | AIRES, Ana Patrícia de Andrade Sardinha | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T22:03:03Z | - |
dc.date.available | 2022-06-28T22:03:03Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | AIRES, Ana Patrícia de Andrade Sardinha. Os desafios da dança na modalidade remota: A experiência de uma pessoa com deficiência visual. Orientadora: Ana Paula de Andrade Sardinha. 2022. 62 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional). Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022. | en_US |
dc.identifier.issn | CDD: 371.9 | - |
dc.identifier.uri | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2256 | - |
dc.description.abstract | Dance is an artistic representation symbolized through gestures and movements. When we dance, regardless of whether we are seers or not, we participate in the construction of knowledge of movement, perceptions and sensations derived from the body and, in it, printed. This study aims to analyze the challenges of teaching dance in the remote modality for a visually impaired person. This is a participatory, descriptive research with a qualitative approach. A 26-year-old visually impaired woman participated in the research. Data collection was performed via Google Meet according to the following steps: 1) Initial interview and scheduling of class days and times; 2) Two classes per week, totaling eight classes, according to the following order of musical rhythms: carimbó, forró, axé, rock, sertanejo, international, funk, and combination of rhythms. 3) Class feedback questionnaire application, and 4) Final interview. The participant showed a very satisfactory performance during the eight classes held, despite the challenges faced. The challenges faced according to the participant were: lack of physical contact with the teacher, internet oscillation, movement delay in relation to the sound of music, lack of physical conditioning, among others. The results also show the development of autonomous behaviors by the participant, and benefits in the physical, social and also psychic aspects. More research is needed that configures new attempts at reflection that contemplate the teaching of dance, as well as the various forms of arts and leisure in a more sensorial and inclusive perspective. | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | UFRA/Campus Belém | en_US |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Dança - Ensino | en_US |
dc.subject | Deficiência Visual - Inclusão social | en_US |
dc.subject | Ensino remoto - Aulas de dança | en_US |
dc.subject | Educação Inclusiva | en_US |
dc.title | Os desafios da dança na modalidade remota: A experiência de uma pessoa com deficiência visual | en_US |
dc.type | Monography | en_US |
dc.description.resumo | A dança é uma representação artística simbolizada por meio dos gestos e movimentos. Quando dançamos, independente de sermos videntes ou não, participamos da construção do conhecimento do movimento, das percepções e das sensações derivadas do corpo e, nele, impressas. Este estudo tem como objetivo analisar os desafios do ensino da dança na modalidade remota para uma pessoa com deficiência visual. Trata-se de uma pesquisa participante, descritiva, de abordagem qualitativa. Participou da pesquisa uma mulher de 26 anos com deficiência visual. A coleta de dados foi realizada via Google Meet de acordo com as seguintes etapas: 1) Entrevista inicial e agendamento dos dias e horários das aulas; 2) Realização de duas aulas semanais, totalizando oito aulas, de acordo a seguinte ordem por ritmos musicais: carimbó, forró, axé, rock, sertanejo, internacionais, funk, e combinação dos ritmos. 3) Aplicação de questionário de feedback da aula, e 4) Entrevista final. A participante apresentou um desempenho muito satisfatório durante a realização das oito aulas realizadas, apesar dos desafios enfrentados. Os desafios enfrentados segundo a participante foram: a ausência do contato físico com a professora, oscilação da internet, atraso do movimento em relação ao som da música, falta de condicionamento físico, entre outros. Os resultados também evidenciam o desenvolvimento de comportamentos autônomos por parte da participante, e de benefícios nos aspectos físicos, sociais e também psíquicos. São necessárias mais pesquisas que se configurem como novas tentativas de reflexão que contemplem o ensino da dança, bem como das diversas formas de artes e lazer numa perspectiva mais sensorial e inclusiva. | en_US |
dc.contributor.advisor1 | SARDINHA, Ana Paula de Andrade | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8560010249664980 | en_US |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5647500559593317 | en_US |
Appears in Collections: | TCC - ICIBE - Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional |
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OS DESAFIOS DA DANÇA NA MODALIDADE REMOTA - A EXPERIÊNCIA DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | View/Open |
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