Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265
Title: Construção e implementação de um aplicativo de baixo código para auxiliar na gestão da informação e na otimização do controle de tráfego
Advisor: LUCAS, Ruan Eduardo Carneiro
Authors: GOMES, Guilherme de Sousa
Keywords: Gestão da informação
Transformação digital
Fretamento
Redução de glosas
Multas
Issue Date: 01-07-2022
Publisher: UFRA/Parauapebas
Citation: GOMES, Guilherme de Sousa. Construção e implementação de um aplicativo de baixo código para auxiliar na gestão da informação e na otimização do controle de tráfego. Orientador: Ruan Eduardo Carneiro Lucas. 2022. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Rural da Amazônia ,Campus Paruapebas, Parauapebas , 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2265. Acesso em:
Resumo: Atualmente, a Gestão da Informação se consolidou como fator decisivo para o bom funcionamento das organizações, pois impacta diretamente no processo de tomada de decisão e, consequentemente, no sucesso organizacional. Dentro desse contexto, a problemática desta pesquisa teve como foco as causas geradoras de glosas administrativas (multas), e como a transformação digital, a partir do gerenciamento informacional, pode auxiliar positivamente nos problemas que geram esse decréscimo no faturamento. Para isso, o presente estudo teve como objetivo construir e implementar um aplicativo de Gestão da Informação para auxiliar na gestão da operação em uma empresa do setor de transporte rodoviário de passageiros localizada no sudeste do Pará. No que se refere à metodologia, a pesquisa se trata de um estudo de caso, com uma abordagem quali- quantitativa, do tipo descritiva, explicativa e aplicada. A obtenção dos dados para compreensão da situação se deu por meio da observação direta, análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestores e operadores. A partir disso, foi criado e implementado um aplicativo de baixo código para gerenciamento do fluxo informacional no controle de tráfego. Como principal resultado, obteve-se que o aplicativo, de modo geral, auxiliou na redução dos descontos oriundos de glosas administrativas, bem como trouxe pontos de melhorias para outros problemas que existiam, tais como: integração de informação entre setores, redução de movimentação desnecessária, redução de consumo de papel, instituição de processos tecnológicos, dentre outros. Além disso, após a implementação identificou-se uma redução de 44% no Tempo Gasto e 27% na distância percorrida pelos operadores. Concluiu-se, portanto, que a implementação do aplicativo foi positiva no que tange a otimização dos processos relacionados ao controle de tráfego.
Abstract: Currently, Information Management has consolidated itself as a decisive factor for the proper functioning of organizations, as it directly impacts the decision-making process and, consequently, organizational success. Thus, the problem of this research focused on the causes that generate administrative disallowances (fines), and how digital transformation can positively assist in the problems that generate this decrease in revenue. For this, the present study aimed to create and implement an Information Management application to assist in the management of the operation in a company in the road passenger transport sector located in the southeast of Pará. Regarding the methodology, the research is a case study, with a qualitative and quantitative approach, of the explanatory and applied type. Data construction took place through observation, document analysis and semi-structured interviews with managers and operators. As a result, it was found that the application, in general, helped to reduce discounts from administrative glosses, as well as bringing improvement points for other problems that emerged during this study, such as: integration of information between sectors, reduction of of unnecessary movement, reduction of paper consumption, establishment of technological processes, among others. In addition, it identified a 44% reduction in Time Spent and 27% in Distance Travelled. It was concluded that the implementation of the application was positive in terms of optimizing the processes related to traffic control.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2265
Appears in Collections:TCC - Parauapebas - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM APLICATIVO DE BAIXO.pdf2,77 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons