Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/230
Title: | A robótica como ferramenta facilitadora e interdisciplinar no processo educacional de pessoas com neurodiversidade |
Advisor: | MIRANDA, Andréa da Silva |
Authors: | MELO, Ivie Johnson Ribeiro de |
Keywords: | Robótica educacional Educação especial Deficiência intelectual Software da Lego Síndrome de Asperger Usuário autista |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | MELO, Ivie Johnson Ribeiro de. A robótica como ferramenta facilitadora e interdisciplinar no processo educacional de pessoas com neurodiversidade. 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2018. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como a robótica educacional pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo de alunos público alvo da educação especial. A pesquisa foi desenvolvida no Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (ACESSAR), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), tendo como sujeitos um usuário autista clássico, um usuário com deficiência intelectual e um usuário com síndrome de Asperger. Foi utilizado um kit de robótica Lego Mindstorms NXT 9797, um microcomputador para a instalação do software da Lego e para a programação dos robôs. O kit Lego foi escolhido devido à sua fácil manipulação e interação, com base em diversos trabalhos que serão apresentados nesta monografia de conclusão de curso. A abordagem metodológica utilizada para este estudo foi baseada na teoria construcionista de Saymour Papert. O processo de avaliação tem base no método Montessoriano, alicerçado na teoria das inteligências múltiplas de Gardner, psicólogo da Harvard University. Tal abordagem possibilitou analisar o potencial educacional da robótica aplicada a alunos público alvo da educação especial. Observou-se um ganho significativo em fatores relacionados à cognição humana pelos sujeitos que fizeram parte desta pesquisa, tais como, atenção, concentração, percepção, resolução de problemas e raciocínio lógico. Outros aspectos como a interação entre os alunos e conhecimentos com práticas interdisciplinares foram verificados de igual forma. |
Abstract: | This research aims to analyze how educational robotics can contribute in the teaching-learning process and in the cognitive development of target students of special education. The study was developed in the Amazonian Center for Accessibility, Inclusion and Technology (ACESSAR), of the Federal Rural University of Amazonia (UFRA), and had as participants a classic autistic user, a user with intellectual disability and a user with Asperger syndrome. A Lego Mindstorms NXT 9797 robotic kit was used as well as a microcomputer for Lego software installation and robot programming. The Lego kit was chosen due to its easy manipulation and interaction, based on several works that will be presented in this completion of course work. The methodological approach used was based on the constructivist theory of Saymour Papert. The evaluation process was based on the Montessori method, supported by the multiple intelligences theory of Gardner, a psychologist at Harvard University. This approach allowed to analyze the educational potential of robotics applied to target public students of special education. We found a significant gain in factors related to human cognition by the subjects that were part of this research, such as attention, concentration, perception, problem solving and logical reasoning. Other aspects such as the interaction between students and knowledge with interdisciplinary practices have also been verified. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/230 |
Appears in Collections: | TCC - ICIBE - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A ROBÓTICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA E INTERDISCIPLINAR....pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License