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Title: As tecnologias da informação e comunicação utilizadas nas instituições de ensino básico brasileiras durante o ensino remoto emergencial na pandemia de COVID-19
Advisor: SARDINHA, Ana Paula de Andrade
Authors: MENDES, Ailton Quaresma
LOPES, Kassia Keller Costa
Keywords: Ensino remoto emergencial
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) - Uso
Recursos educacionais digitais
Covid-19 - Pandemia
Conteúdos pedagógicos digitais
Plataformas digitais de ensino
Issue Date: 2022-07
Publisher: UFRA/ Campus Belém
Citation: MENDES, Ailton Quaresma; LOPES, Kassia Keller Costa. As tecnologias da informação e comunicação utilizadas nas instituições de ensino básico brasileiras durante o ensino remoto emergencial na pandemia de COVID-19. Orientador: Ana Paula de Andrade Sardinha. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022.
Resumo: O território brasileiro é marcado em sua estrutura por desigualdades sociais que vem causando impacto direto nas condições de acessibilidade e educação para manuseio e apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que são utilizadas com fins educacionais. Neste cenário, desenvolvemos este trabalho com o objetivo principal de analisar as tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino remoto emergencial no ensino básico no Brasil durante a pandemia de covid19. A metodologia adotada foi a revisão integrativa de leitura com buscas nas bases SciELO e Google Scholar no período de 2020 a 2022. Caracterizou-se as estratégias didáticas, as plataformas e os recursos educacionais digitais utilizados. Constatou-se a necessidade de equipar os professores e estudantes com conhecimentos e habilidades necessárias para fazerem uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta de aprendizagem. Além disso, escolas públicas tiveram dificuldades para ingressar no ensino remoto emergencial. Conclui-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são uma ferramenta à escola e aos alunos, bem como para os professores que aprendem e procuram ensinar os alunos a usar tal ferramenta de forma eficaz, e assim, ainda buscam implementar os conteúdos pedagógicos usando a tecnologia que se faz presente em seu cotidiano.
Abstract: The Brazilian territory is marked in its structure by social inequalities that have been causing a direct impact on accessibility conditions and education for handling and appropriation of Information and Communication Technologies (ITCs) that are used for educational purposes. In this scenario, we developed this work with the main objective of analyzing information and communication technologies (ICTs) in emergency remote education in primary education in Brazil during the covid-19 pandemic. The methodology adopted was the integrative reading review with searches in the SciELO and Google Scholar databases in the period from 2020 to 2022. The didactic strategies, platforms and digital educational resources used were characterized. It was found the need to equip teachers and students with the knowledge and skills necessary to make use of Information and Communication Technologies (ITCs) as a learning tool. In addition, public schools struggled to enter emergency remote education. It is concluded that Information and Communication Technologies (CITs) are a tool for schools and students, as well as for teachers who learn and seek to teach students how to use such a tool effectively, and thus still seek to implement pedagogical content using the technology that is present in their daily lives.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2319
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