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Title: Produções acadêmicas sobre o ensino e aprendizado da língua portuguesa numa perspectiva bilíngue para alunos surdos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Advisor: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Authors: CRUZ, Jéssica Milena Leal da Silva
Keywords: Língua portuguesa para Surdos - Ensino
Lei de Libras n° 10.436/2002
Surdos - Educação escolar
Bilinguismo
Issue Date: 2022-07-11
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: CRUZ, Jéssica Milena Leal da Silva. Produções acadêmicas sobre o ensino e aprendizado da língua portuguesa numa perspectiva bilíngue para alunos surdos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Orientador: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - LIBRAS) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022.
Resumo: A partir da Lei de Libras n° 10.436/2002 a língua de sinais tem sido reconhecida como língua oficial do surdo, sendo regulamentada pelo Decreto 5.626/2005 tornando-se obrigatória no ensino de surdos e língua portuguesa ensinada na sua modalidade escrita, proporcionando ao aluno surdo a valorização da sua cultura e também construção da sua identidade; a partir disso muitos pesquisadores têm estudado métodos de ensino para desenvolver em sala como objetivo de haver um ensino de qualidade para os estudantes surdos. Nesse sentido, o presente estudo teve o seguinte questionamento: Como o ensino da língua portuguesa, do 6° ao 9° do ensino fundamental, tem sido trabalhado com alunos surdos numa perspectiva bilíngue, com caráter de segunda língua? A partir disso, pretende-se refletir sobre as principais metodologias utilizadas no ensino da língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos; realizar levantamento sobre as produções acadêmicas que versam sobre o ensino de Língua Portuguesa para pessoa surda que, numa perspectiva bilíngue, tem o caráter de segunda língua; apresentar como a língua portuguesa tem sido trabalhada com os alunos surdos na perspectiva do bilinguismo nas produções; refletir sobre os principais resultados apresentados na pesquisa acerca do ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos, destacando Skliar (2016), Quadros (2006) e Strobel (2008) como principais autores. Baseado nisso, fez-se um apanhado de informações acerca da educação e métodos do ensino da língua portuguesa para surdos, buscando, por meio de portais de periódicos e revistas eletrônicas, que são relacionados e que trazem um grande número de estudos realizados na temática. Diante disso, os resultados apresentados mostram docentes utilizando métodos que proporcionam um aprendizado baseado na Lei, utilizando a língua de sinais, recursos didáticos visuais, além de interação entre os estudantes.
Abstract: From the Brazilian Sign Language – Libras Federal Law n° 10.436/2002, the Sign Language has been recognized as the official language of the deaf, being regulated by the Decree 5.626/2005, it becomes mandatory in the teaching of the deaf and Portuguese Language taught in its written modality, providing the deaf student with the appreciation of their culture and also building their identity; based on this, many researchers have studied teaching methods to develop in the classroom with the objective of having a quality education for deaf students. In this sense, the present study had the following question: How has the teaching of the Portuguese language, from the 6th to 9th grade of elementary school, been worked with deaf students in a bilingual perspective, with a second language character? From this, we intend to reflect on the main methodologies used in the teaching of Portuguese as a second language for deaf students; to carry out a survey on the academic productions that deal with the teaching of Portuguese to deaf people who, in a bilingual perspective, have the character of a second language; to present how the Portuguese language has been worked with deaf students from the perspective of bilingualism in the productions; reflect on the main results presented in the research on the teaching of Portuguese to deaf students, highlighting Skliar (2016), Quadros (2006) and Strobel (2008) as the main authors. Based on this, a survey of information was made about the education and teaching methods of the Portuguese language for the deaf, searching, through periodical portals and electronic magazines that are related and bring many studies carried out on the subject. Therefore, the results presented show teachers using methods that provide learning based on the Law, using sign language, visual teaching resources, as well as interaction between students.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2331
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