Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2334
Title: | Percepção de estudantes do ensino fundamental sobre a importância ambiental das abelhas |
Advisor: | SANTOS, Marcos Antônio Souza dos |
Authors: | GOMES, Mayra de Assis |
Keywords: | Abelhas - Estudo Educação ambiental - Zona rural Percepção ambiental - Alunos Educação ambiental - Área urbana |
Issue Date: | 2022-06 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | GOMES, Mayra de Assis. Percepção de estudantes do ensino fundamental sobre a importância ambiental das abelhas. Orientador: Marcos Antônio Souza dos Santos. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado para avaliar a percepção dos alunos do ensino básico de duas escolas públicas sobre a importância das abelhas, animal de grande importância para a preservação e conservação do meio ambiente, cuja população está em declínio, devido a diversos fatores antrópicos. A avaliação ocorreu em uma escola da área rural e outra da área urbana, deste modo, foi analisado o conhecimento de dois nichos distintos sobre o assunto. Os questionários foram aplicados em escolas localizadas no município de Marituba, sendo a escola “Professora Gracinda Peres”, na zona urbana, e a escola “Roberto Remigi” na zona rural. Em ambas as escolas participaram da avaliação os alunos do 9 ano, que tem o mesmo plano de ensino disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC). Os dados foram tabulados, organizados e analisados no programa Microsoft Excel (2010). Os resultados indicaram que os alunos da área rural mostraram um maior contato com as abelhas do que os alunos da área urbana, todavia, os alunos da área rural e urbana exibiram resultados expressivos de que conhecem as abelhas e entendem a sua importância. Analisamos também que o mel de abelha seria bem aceito em ambas as escolas na merenda escolar, gerando mais uma renda para o produtor. Frisamos a importância da educação ambiental nas escolas e como a disciplina faria diferença na grade escolar, trazendo debates críticos significativos para dentro e fora da sala de aula. |
Abstract: | This work evaluate the perception of elementary school students from two public schools about the importance of bees, an animal of great importance for the preservation and conservation of the environment, whose population is in decline, due to several anthropic factors. The evaluation took place in a school in the rural area and another in the urban area, in this way, the knowledge of two distinct niches on the subject was analyzed. The questionnaires were applied in schools located in the municipality of Marituba, being the school "Professora Gracinda Peres", in the urban area, and the school "Roberto Remigi" in the rural area. In both schools, the 9th grade students participated in the evaluation, who have the same teaching plan provided by the Ministry of Education (MEC). Data were tabulated, organized and analyzed in Microsoft Excel (2010). The results showed that students from rural areas showed greater contact with bees than students from urban areas, however, students from rural and urban areas showed expressive results that they know bees and understand their importance. We also analyzed that bee honey would be well accepted in both schools in school lunches, generating more income for the producer. We emphasize the environmental education importance in schools and how the discipline would make a difference in the school grid, bringing significant and critical debates inside and outside the classroom. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2334 |
Appears in Collections: | TCC - ISPA - Zootecnia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA AMBIENTAL DAS ABELHAS (2).pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License