Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/234
Title: Alfabetizar letrando, através do software educativo “Hagáquê”, alunos do 3º ano do ensino fundamental da escola Bandeirante em Novo Repartimento.
Advisor: MORAES, Antônia Lemos Braga de
Authors: MARTINS, Nenise da Conceição
Keywords: Alfabetização
Letramento
Software Educacional
Tecnologia educacional
Softwate HagáQuê
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Novo Repartimento
Citation: MARTINS, Nenise da Conceição. Alfabetizar letrando, através do software educativo “Hagáquê”, alunos do 3º ano do ensino fundamental da escola Bandeirante em Novo Repartimento. Orientador: Antônia Lemos Braga de Moraes. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Novo Repartimento, 2017.
Resumo: Diante do contexto educacional atual, em que, a tecnologia e comunicação têm ganhado um grande espaço entre os alunos, pensou-se em uma proposta de intervenção de alfabetizar letrando com recursos tecnológicos que contribuíssem para o desenvolvimento do interesse de alunos para as práticas de leitura e escrita. O objetivo da pesquisa é avaliar a facilidade de uso do software educacional HagáQuê, mediante o processo de alfabetizar letrando através da utilização do computador. Através de uma pesquisa de campo com alunos do 3º anodo Ensino Fundamental da Escola Bandeirante, no Município de Novo Repartimento-PA, foi possível avaliar o software educacional HagáQuê, e de que forma ele pôde contribuir para o processo de ensino aprendizagem do alfabetizar letrando. Desta forma, obtiveram-se resultados positivos, pois despertou nos alunos a motivação para as aulas por meio dos softwares educacionais e das histórias em quadrinhos levando-os ao melhor desenvolvimento da leitura e escrita.
Abstract: In view of the current educational context, where technology and communication have gained a great deal of space among students, a proposal was made for literacy intervention with technological resources that would contribute to the development of students' interest in reading practices And writing. The objective of the research is to evaluate the ease of use of educational software HagáQuê, through the process of alphabetizing literacy through the use of the computer. Through a field research with students of the 3rd year of Elementary School of the Bandeirante School, in the Municipality of Novo Repartimento-PA, it was possible to evaluate the educational software HagáQuê, and in what way it could contribute to the process of teaching literacy learning literacy. In this way, positive results were obtained, as it awakened in the students the motivation for the classes through the educational software and comics leading them to the best development of reading and writing.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/234
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALFABETIZAR LETRANDO, ATRAVÉS DO SOFTWARE EDUCATIVO....pdf702,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons