Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2347
Title: | A influência dos softwares educacionais (SE) em tempos de pandemia: caso de ensino aprendizagem de alunos do programa de residência pedagógica na escola Deodoro de Mendonça. |
Advisor: | SANTOS, Rosa Ibiapina dos Santos |
Authors: | FARIAS, Edilson Furtado CARDOSO, Luiz Adalberto Xavier Edilson Furtado |
Keywords: | Softwares Educacionais (SE) Programa Residência Pedagógica (PRP) - UFRA Ensino Remoto Emergencial (ERE) Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deodoro de Mendonça (EEEFMDM) |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | FARIAS, Edilson Furtado; CARDOSO, Luiz Adalberto Xavier Edilson Furtado. A influência dos softwares educacionais (SE) em tempos de pandemia: caso de ensino aprendizagem de alunos do programa de residência pedagógica na escola Deodoro de Mendonça. Orientador: Rosa Ibiapina dos Santos. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022. |
Resumo: | As atividades com caráter remoto na educação básica por meio do ensino remoto podem ser consideradas ferramentas didáticas de maneira que o Programa Residência Pedagógica da UFRA do curso de Computação Campus Belém, veio como um auxílio o ensino de Química. Assim, esta pesquisa realizada sobre as atividades remota na educação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deodoro de Mendonça (EEEFMDM), situada em Belém/Pará, que mostra que para atingir seus objetivos do ensino de Química no ensino técnico, é preciso ter a prática do ensino por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) meio a pandemia. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar o nível de compreensão de conteúdos de Química através da prática aplicada de atividades no KAHOOT e com a contextualização no cotidiano dos alunos sobre o conhecimento químico, foram sendo conceituados a importância das aulas de Química e sua contextualização para o ensino de química. Trata-se de uma pesquisa através da execução e aplicação de aulas experimentais, durante o ano de 2020. Que ocorreu a Pandemia do COVID-19, as turmas para as séries de 1º, 2º e 3º ano da EEEFMDM, onde se avaliou a relação entre o processo de ensino e aprendizagem pelos alunos e analisaram-se os desafios relacionados às aulas remotas por meio de atividades de Tecnologia da Informação e Comunicação no ensino de Química. Alguns discentes usavam o celular, tablete e Notebook para utilizarem as redes sociais nas aulas junto com a professora e residentes da UFRA, possível com o ensino remoto que promoveu as práticas de uso das TDICs para realização do ensino de Química na forma virtual, correções de conteúdo, abordagem que utilizam essas ferramentas como a escolha dos softwares pela professora foi indispensável, pois os residentes pedagógicos em formação realizaram ações teórico-práticas por meio dos planos de aulas, realização de formações continuadas de professor e web seminários. As estratégias de ensino e as metodologias com os Softwares Educacionais (SE) desde que ele se encaixe dentro da estratégica metodológica do professor e contribua, significativamente, para a realização dos objetivos educacionais tanto do Programa Residência Pedagógica (PRP) da UFRA, como os objetivos da professora. Foi observado que os discentes tiveram de forma positiva o processo de aprendizagem, ressaltando, assim, as ferramentas utilizadas foram fundamentais para auxiliar e melhorar os índices de aproveitamento no processo de aprendizagem. Por mais, além disso, foi necessário que os futuros professores envolvidos fizessem um planejamento antecipado de suas aulas e práticas pedagógicas; assim, a fim de que os objetivos traçados fossem realizados e propostos por eles, para a realização da regência a ser alcançada, de maneira que os discentes tivessem êxito no processo de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | The remote teaching basic education tools that can be remote teaching basic education tools that can be Campus Computing course tools, came as an aid to the Chemistry Teaching Program. Thus, this teaching research carried out remotely in the education of the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deodoro de Mendonça (EEEFMDM), located in Belém/Pará, which shows that in order to achieve its objectives of teaching Chemistry in technical education, it is necessary to have the practice of teaching through ICDTs amid the pandemic. The objective of this work is the level of knowledge of chemistry contents through the applied practice of activities in KAHOT and with a contextualization in the daily life of the students about the knowledge of chemistry, being conceptualized as importance of chemistry activities and their contextualization for the teaching of chemistry. chemistry. This is a research through the execution and application of experimental classes, during the year 2020. That a COVID-19 Pandemic occurred, the classes for the 1st, 2nd and 3rd year series of EEEFMDM, where the relationship was evaluated between the teaching and learning process of students and teaching chemistry teaching. Some students using the cell phone, tablet, and notebook for remote use such as social networks, which promote the practices of using ICTs, to perform as content of Chemistry content, and approach that use these tools for Chemistry in the form of teacher during the choice of compulsory education, training Residents in theory-practice training through lesson plans, conducting ongoing teacher classes and web seminars. As teaching strategies and as methodologies, educational software, since it presents itself within the teacher's methodological strategy and contributes significantly to the achievement of the educational objectives of both the Pedagogical Residency Program at UFRA, and the teacher's objectives.It was observed that the students had a positive view of the learning process, thus highlighting how they were used as auxiliary tools and the rates of achievement in the learning process. However, in addition, it was necessary that the future teachers involved in this, an advance planning of their planned objectives and objectives were carried out and the objectives proposed by them were carried out, for the realization of the regency to be achieved, of achieved practices that the discs of learning and learning did not take place in the learning process. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2347 |
Appears in Collections: | TCC - ICIBE - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
This item is licensed under a Creative Commons License