Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2370
Title: A percepção dos pais sobre o impacto da pandemia Covid-19 na comunicação de crianças com autismo.
Advisor: SALGADO, Ana Paula Martins Alves
Authors: VASQUEZ, Gabriela Trescastro
Keywords: Desenvolvimento da Linguagem - Crianças autistas
Comportamento comunicacional - Crianças
Covid-19 - Pandemia
Crianças - Autismo
Issue Date: 2022
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: VASQUEZ, Gabriela Trescastro. A percepção dos pais sobre o impacto da pandemia Covid-19 na comunicação de crianças com autismo. Orientador: Ana Paula Martins Alves Salgado. 2022. 29 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022.
Resumo: O objetivo do artigo é investigar o impacto da pandemia Covid-19 na comunicação de crianças com autismo, segundo a percepção dos pais. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Kartushina et al (2021), Silva (2020), Menezes (2019), Lamônica e Ferreira-Vasques (2018) e Gernsbacher et al (2015). Utilizou-se a metodologia quantiqualitativa na coleta de dados realizada por meio de um questionário on-line no Google Forms respondido por pais de crianças de 0 a 12 anos com autismo. Os resultados indicam que o distanciamento social e a redução de atividades de terapia, durante a pandemia Covid-19, segundo a percepção dos pais, afetaram o comportamento comunicativo de crianças com autismo, no que tange à regressão de habilidades de comunicação e fala. Dentre os aspectos positivos, a fala dos pais evidenciou que, em alguns casos, o maior convívio familiar, durante a pandemia, favoreceu a interação social e a ampliação de vocabulário das crianças.
Abstract: The objective of the article is to investigate the impact of the Covid-19 pandemic on the communication of children with autism, according to the perception of parents. The research is based on studies of Kartushina et al (2021), Silva (2020), Menezes (2019), Lamônica e Ferreira-Vasques (2018) and Gernsbacher et al (2015). The quantitative-qualitative methodology was used in the data collection carried out through an online questionnaire on Google Forms answered by parents of children aged 0 to 12 years with autism. The results indicate that social distancing and reduced therapy activities during the Covid-19 pandemic, according to the perception of parents, affected the communicative behavior of children with autism, in terms of regression of communication and speech skills. Among the positive aspects, the parents' speech showed that, in some cases, the greater family life, during the pandemic, favored social interaction and the expansion of children's vocabulary.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2370
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons