Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2397
Title: Uma leitura à luz das questões étnico-raciais do Guia PNLD Literário 2020
Advisor: Spiztner, Marcelo
Authors: Araújo, Valquíria Alves de
Keywords: Relações étnico-raciais
PNLD literário
Raça
Racismo
Issue Date: 2022
Citation: ARAÚJO, Valquíria Alves de. Uma leitura à luz das questões étnico-raciais do Guia PNLD Literário 2020. Orientador: Marcelo Spiztner. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagem, Cultura e Formação Docente) – Universidade Federal Rural da Amazônia. Tomé-Açu, PA, 2022
Resumo: A necessidade de se realizar pesquisas dentro da temática das relações étnico-raciais é reflexo de uma sociedade que ainda não aprendeu a lidar com as diferenças, por isso o estudo a ser empreendido nesse trabalho parte da análise do Guia PNLD Literário 2020 e busca refletir sobre as obras nele apresentadas com o objetivo de verificar como essas elas são selecionas e classificadas a fim de ser utilizadas no espaço escolar, quais os caminhos percorridos pelos livros até chegar aos alunos e como eles podem ser ferramentas para combater o racismo e o preconceito, ajudando a transformar a sociedade em um lugar mais justo e igualitário. Ancorados nos conceitos de raça de Munanga (2005) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais (2005). Espera-se com essa pesquisa obter um panorama das obras infanto-juvenis que fazem parte do PNLD Literário 2020.
Abstract: The need to carry out research within the theme of ethnic-racial relations is a reflection of a society that has not yet learned to deal with differences, so the study to be undertaken in this work starts from the analysis of the PNLD Literary Guide 2020 and seeks to reflect on the works presented in it with the objective of verifying how they are selected and classified in order to be used in the school space, which are the paths taken by the books to reach the students and how they can be tools to combat racism and prejudice, helping to transform society into a more just and egalitarian place. Anchored in the concepts of race of Munanga (2005) and the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations (2005). It is hoped with this research to obtain an overview of children's works that are part of the PNLD Literary 2020.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2397
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - VALQUÍRIA ALVES DE ARAÚJO.pdf438,22 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons